TOP 100: Apenas duas cidades brasileiras aparecem entre as melhores do mundo
O ranking é feito a partir de diversos fatores socioeconômicos e é muito respeitado no exterior.
Entre os diversos problemas relatados na sociedade e a exaltação das maravilhas naturais do país, o Brasil, em geral, é um ótimo país para se viver. Mas é claro que, ao nível mundial, a concorrência é muito elevada e os brasileiros podem acabar ficando um pouco para trás.
Apesar de alguns parâmetros parecerem um tanto relativos, existem padrões e métricas que podem estabelecer quais são as melhores cidades do mundo para viver.
Nesse contexto, o City Index 2023 é uma lista que classifica, por meio de um ranking, as melhores cidades do mundo, baseando-se em diferentes aspectos econômicos, sociais e políticos.
Como muitas pessoas gostariam de morar em locais bem avaliados, é importante saber qual é a cidade mais próxima de você e que consta nessa lista.
Porém, apenas duas cidades do Brasil apareceram entre as 100 melhores do mundo. Veja quais são elas a seguir.
Duas cidades do Brasil estão entre as melhores do mundo
O Brand Finance City Index é o estudo de maior abrangência que classifica cidades ao redor do mundo pela perspectiva externa. Isto é, uma visão de moradores das cidades não é considerada no resultado.
O estudo contempla 45 atributos que pontuam as cidades analisadas. Entre eles, estão parâmetros como onde viver, trabalhar (tanto local quanto à distância), aposentar, estudar, investir e visitar.
Além disso, o estudo engloba pilares como sustentabilidade e transporte, cultura e patrimônio, habitabilidade, educação e ciência, entre outros.
Infelizmente, as cidades brasileiras não ficaram dentre as dez melhores – na verdade, ficaram bem longe disso –, mas, ainda assim, só estar no ranking entre as 100 melhores é um título e tanto, já que essa é uma visão internacional.
Classificação das cidades brasileiras
As duas cidades classificadas, por incrível que pareça de uma perspectiva interna, foram São Paulo e Rio de Janeiro. Elas ocuparam as posições 75 e 69, respectivamente. Contudo, há uma explicação para essa classificação.
Segundo o diretor da Brand Finance Brasil, Eduardo Chaves, os fatores de maior importância para a classificação foram a educação e a segurança pública.
Por outro lado, o índice de criminalidade nessas cidades é enorme, causando uma certa desvalorização do local. O Rio de Janeiro não chegou nem perto de boas pontuações, ficando em último lugar no quesito educação.
Entre as 10 melhores cidades do mundo, Londres se destaca em primeiro lugar, seguida de Nova Iorque e Paris. Além delas, estão no ranking Los Angeles, Sidney, Singapura, Tóquio, San Francisco, Dubai e Amsterdam, exatamente nessa ordem.