OpenAI libera aplicativo do ChatGPT para celulares
Ferramenta estará disponível tanto para sistemas Android como para iOS.
Com a intenção de oferecer mais opções de acesso à ferramenta de inteligência artificial (IA), a OpenAI anunciou o lançamento do aplicativo do ChatGPT para celulares. A companhia anunciou a novidade na última quinta-feira (18).
Desde seu lançamento, o bot de inteligência artificial se tornou o foco de deslumbramento e preocupação global, ganhando tanto adeptos quanto críticos ao longo da sua abertura.
Um dos debates mais calorosos gira em torno da capacidade da ferramenta de produzir conteúdo similar ao que pessoas criam e responder a questionamentos.
Até mesmo a Meta, empresa proprietária do Facebook, lançou um alerta em abril sobre softwares maliciosos que passam pelo ChatGPT ou ferramentas de IA similares. Seria um risco para o mercado ou uma inovação inevitável?
A questão é que o ajuste do acesso ao ChatGPT em smartphones era questão de tempo. Agora, a ferramenta já está disponível na loja de aplicativos da Apple.
Google deve ficar esperto
Com o avanço do ChatGPT para celulares, a ferramenta passa a avançar um pouco mais no mercado de mecanismo de busca. Agora, esse mercado ainda tem o domínio principalmente do Google, mas está sendo pressionado pelo aumento da IA generativa.
Em seu site, a OpenAI informou que a ferramenta gratuita vai permitir que os usuários:
“[…] tenham acesso à informação precisa sem a necessidade de filtrar publicidade ou múltiplos resultados.”
Isso em uma clara alfinetada à experiência do mecanismo de buscas do Google.
Lançamento do ChatGPT para celulares
A companhia patrocinada pela Microsoft informou o lançamento do acesso ao ChatGPT para celulares primeiro nos Estados Unidos e depois a liberação vai expandir para outros países.
Porém, no primeiro momento, a ferramenta estará disponível somente para aparelhos de sistema iOS. Mas a OpenAI vai ampliar para os dispositivos Android em breve.
Desse modo, para os dispositivos Android, um recurso será acessar o ChatGPT, e para outros smartphones é acessar a ferramenta pelo Bing, mecanismo de busca da Microsoft que usa a mesma tecnologia da OpenAI.