Golpe de sorte: trevos-de-quatro-folhas realmente são raros?
Você já viu um trevo-de-quatro-folhas?
Os trevos-de-quatro-folhas são muito conhecidos, principalmente pelo mito de que trazem sorte, muita sorte! Tanto que isso é uma lenda que se tornou bastante popular. Até mesmo em filmes, séries e outras obras, você encontra esse tipo de informação.
Porém, até que ponto essas plantinhas podem ser raras? É uma pergunta interessante, uma vez que pouquíssimas pessoas relatam ter encontrado um trevo com quatro folhas.
Você imagina a razão de esse símbolo ser ligado à sorte? Se não, vamos explicar para você entender o quão raros os trevos-de-quatro-folhas podem ser e, por isso, são considerados um objeto de muita sorte.
O quão raro um trevo-de-quatro-folhas pode ser?
Uma estatística que estudou esse fenômeno afirma que apenas um em cada dez mil trevos tem quatro folhas. Ou seja, isso faz com que esses símbolos de sorte sejam 500 vezes mais raros entre os trevos do que ruivos naturais entre os humanos.
Entretanto, alguns estudos mais atuais apontam uma característica mais otimista. Por exemplo, pesquisadores do site Share the Luck realizaram uma análise com cerca de 5,7 milhões de trevos.
Nesse estudo, a probabilidade de encontrar um trevo com quatro folhas era mais de uma em 5.000. Ou seja, duas vezes mais provável que uma em dez mil.
Entretanto, especialistas afirmam que há alguns detalhes que podem fazer o trevo cultivar a quarta folha. Entre eles, um tipo específico de trevo e um planejamento ambiental que traz um cultivo muito saudável para suas plantinhas.
Então, se você seguir um passo a passo de como cuidar de trevos de forma saudável, com solo bom e todas essas coisas, há grandes probabilidades de ele criar a quarta folha. Em 2014, por exemplo, uma mulher australiana se deparou com 21 trevos-de-quatro-folhas em seu canteiro.
Isso se dá ao resultado de um solo atípico e que provavelmente se juntou ao fato de um trevo ser bem específico para gerar essas folhas. Entretanto, o trevo-de-quatro-folhas ainda é muito visto como um símbolo de sorte por conta da sua raridade. Você já viu uma dessas plantinhas?