Após polêmicas, documentário sobre Cleópatra será removido da Netflix?

Produção sobre a Rainha Cleópatra tem sido alvo de muitas críticas; há até mesmo um processo judicial solicitando sua retirada da Netflix.

O documentário “A Rainha Cleópatra” da Netflix tem sido alvo de muitas críticas na internet. O documentário faz parte da série African Queens e foi lançado no dia 10 de maio. No Rotten Tomatoes, a produção recebeu uma pontuação de apenas 1%.

O documentário sobre Cleópatra mergulha na história da rainha do Egito, abordando sua jornada desde a ascensão ao poder até a queda, enquanto explora suas relações pessoais e o legado deixado para trás.

Além disso, o documentário oferece uma perspectiva detalhada sobre seu impacto e sua influência política durante o reinado.

Contudo, é importante mencionar que o documentário tem sido objeto de intensos debates na internet, com muitas vozes levantando acusações de “blackwashing”.

Rainha Cleópatra era negra? 

Cleópatra negra causou polêmica na Netflix após pronunciamento do Egito
Foto: Netflix/Aventuras Na Historia/Reprodução

Na internet, esse documentário tem gerado muitas discussões sobre a origem da Rainha Cleópatra. A produtora do documentário Jada Pinkett Smith afirmou que queria contar a história de Cleópatra, pois “muitas vezes não conseguimos ver ou ouvir histórias sobre rainhas negras“.

Entretanto, até mesmo autoridades do Egito se pronunciaram contra o documentário. O ex-ministro de Antiguidades do Cairo, Zahi Hawass, disse que o documentário é “completamente falso”.

Ademais, um advogado egípcio entrou com um processo no Ministério Público do país solicitando a retirada da produção da plataforma. Ambos relataram que a “Cleópatra era grega, o que significa que ela era de pele clara, não negra”.

Nesse sentido, o advogado Mahmoud al-Semary alegou que a série apresentava conteúdo que violava as leis de mídia do Egito e acusou a Netflix de tentar “promover o pensamento afrocêntrico […] que inclui slogans e escritos destinados a distorcer e apagar a identidade egípcia“.

Em contrapartida, historiadores apontam que Cleópatra realmente era negra. Um usuário do Twitter afirmou que:

“[…] a questão é que Cleópatra é mostrada como mulher negra, e alguns não gostam. Pessoalmente, mal posso esperar para vê-lo!”

Apesar das críticas, o documentário busca lançar luz sobre a herança da rainha, tema que tem sido alvo de muitos debates acadêmicos e que, ao longo dos anos, foi negligenciado pelas produções de Hollywood.

você pode gostar também