Mangás vs. HQs: post no Twitter gera debates sobre futuro dos quadrinhos
Qual é a sua preferência: mangás ou histórias em quadrinhos?
Os quadrinhos e mangás contam com uma grande gama de fãs ao redor do mundo. Entretanto, enquanto os mangás eram um pouco mais excluídos na década de 1990, as HQs estavam fazendo o maior sucesso do mundo com suas vendas.
Porém, atualmente, com a popularização das obras asiáticas, parece que esse panorama mudou. E foi exatamente esse debate que uma imagem acabou gerando nas redes sociais.
No Twitter, a usuária @Java_jigga postou uma imagem que mostra uma prateleira inteira tomada por mangás, enquanto do lado oposto à prateleira havia apenas uma pequena parcela de quadrinhos.
A foto acabou viralizando e atraiu mais de 8 milhões de visualizações, além de uma conversa única entre os usuários da rede.
Apesar da discussão, a conta de Ursula caiu. A foto havia sido compartilhada em 15 de março deste ano, mas agora há apenas a seguinte indicação do post, que pode ser vista no portal CBR:
pesar do ocorrido e da foto não estar mais disponível, essa publicação acabou motivando algumas reflexões sobre o tema. Isso porque não precisamos dividir os dois nichos e decidir qual é o melhor, já que cada um é o melhor para o leitor que o consome.
Entretanto, há uma coisa que chama a atenção, que é o fato de os mangás estarem se saindo ainda melhor nos últimos tempos.
Mangás dominam a área
De acordo com dados do NPD BookScan, as vendas de mangás correspondem cerca de 53% do mercado de histórias em quadrinhos.
Ficção juvenil aparece com 26% das médias de vendas e mostra que o declínio atingiu as HQs de super-herói, que perderam 1,7 pontos percentuais nas vendas e hoje contam com apenas 4% do interesse do público.
Ou seja: os mangás estão dominando o mercado editorial de uma forma jamais vista antes. O que é ótimo e mostra como o gênero popularizou bastante, além de trazer novas impressões para esse tipo de leitura.
Empresas focadas nas vendas de mangás estão se saindo super bem, registrando recordes, o que deixa muita gente surpresa e animada com.
O mais interessante é que muitos acreditam que esse foco nos mangás esteja sendo fortalecido pela falta de novidades das gigantes Marvel e DC, o que leva ainda mais o leitor a buscar outros gêneros e formatos para ler.
Você concorda ou discorda disso? Conta pra gente nos comentários!