Da ficção à realidade: 5 tecnologias de ‘Star Wars’ que agora existem na vida real

Você imaginou algum desses itens tornando-se real?

Star Wars” é uma das franquias mais rentáveis que já existiram. A história de “Guerra nas Estrelas” conseguiu conquistar uma legião de fãs, lá em 1977, e segue até hoje com as tramas passadas de geração para geração.

Entretanto, há um detalhe com que muita gente vai ficar embasbacada a partir de agora. Perto de completar 50 anos do lançamento do primeiro filme, você sabia que “Star Wars” trouxe inspirações para o mundo real?

É isso mesmo, graças a alguns objetos vistos nos longas, ainda nos anos 1970, cientistas puderam desenvolver novas tecnologias.

Confira agora cinco itens que pareciam muito distantes, mas agora estão se tornando completamente reais graças a “Star Wars”.

5 coisas que vimos em Star Wars e hoje elas existem de verdade
Foto: Revista Galileu/Reprodução

1. Próteses biônicas

Durante uma batalha com Darth Vader, Luke Skywalker acaba perdendo parte do braço e ganha uma mão biônica para colocar no lugar. Entretanto, isso não é coisa só de filme, viu?

Isso porque esse tipo de prótese está cada vez mais comum, ajudando quem não tem membros a levar uma vida um pouco mais normal.

Uma das mais reconhecidas do mercado é a da empresa islandesa Össur. As próteses feitas pela empresa são capazes de reproduzir movimentos naturais e proporcionar mais autonomia e uma vida saudável para o usuário.

2. Robôs ajudantes

Mesmo não sendo iguais ao C-3PO e ao R2D2, os seres humanos já podem dizer que têm sua versão de robôs ajudantes. Claro, o sonho de todo fã de “Star Wars” é ver um dos dois protótipos mais famosos andando pela casa e se comunicando com seus donos de forma natural.

Mas, enquanto isso não acontece, você pode optar por robôs que o(a) ajudam na limpeza, como os robôs aspiradores. Além disso, empresas como a Boston Dynamics estudam para estruturar robôs de aparência humanoide e que podem ajudar o ser humano a realizar algumas tarefas.

3. Sabres de luz

Calma, esse pode parecer o item mais interessante da lista, porém você ainda não pode sair lutando com um sabre de luz de verdade por aí. Entretanto, o corte preciso dessas armas tão poderosas de “Star Wars” deram uma grande inspiração para os cientistas, que usaram seu corte preciso para criar um laser que pode ser usado em cirurgias.

A ideia é substituir o bisturi e poder dar uma ajuda ainda mais precisa e focada ao médico na hora das cirurgias.

Além disso, a própria Disney trabalha em ideias para criar um sabre de luz real, mas não para a finalidade que você está pensando. Na verdade, é para trazer mais uma imersão ao universo de “Star Wars” dentro dos parques da empresa.

4. Robôs de guerra

Na franquia, vemos o uso de grandes droides para enfrentar os inimigos dentro de uma batalha. Um exército cheio de robôs é usado dentro de “Star Wars” para os grandiosos embates. Entretanto, na vida real, os cientistas estão chegando perto disso também.

Isso porque, por exemplo, a Rússia aposta em um protótipo de robô para guerra que mais parece um cachorro. Chamado de M-81, ele é capaz de se mover de forma ágil e atirar foguetes com extrema precisão.

5. Armas a laser

Por fim, inspirada na Estrela da Morte, a nave completamente temida e mortal do universo de “Star Wars”, temos armas a laser. Para quem não lembra, a nave tem um laser mortal, que deixa todo mundo bem intimidado ao aparecer, já que ela também é maior que muitos planetas.

Agora, na vida real, a Marinha dos Estados Unidos conseguiu criar uma arma com laser que, por meio do calor, consegue destruir objetos inimigos, como drones. Outro ponto que diferencia as armas a laser da vida real das de “Star Wars” é que as da vida real são completamente invisíveis.

você pode gostar também