Conheça o CONPLAN 8888-11, plano dos EUA para combater um apocalipse zumbi
É, não é só você que já pensou em como se proteger dessa possível ameaça.
Filmes sobre zumbis são extremamente populares. Eles normalmente retratam um cenário apocalíptico em que uma espécie de fungo, vírus ou algum outro fator altera a biologia dos humanos com uma contaminação transmissível de indivíduo a indivíduo.
Entre as alterações, a mais normal é a falta de capacidade reflexiva, a perda do controle cerebral e a fome insaciável por carne humana e reprodução.
Com a grande fama dessas criaturas fictícias, muitas pessoas começaram a teorizar um possível e real apocalipse causado por esses seres. Como se não bastasse, muitos até mesmo se preparam para situações assim, comprando armamentos e estocando coisas.
Parece maluquice, não é mesmo? Mas, se você soubesse que até o governo dos Estados Unidos tem um plano de contingência muito bem-elaborado para o caso de uma pandemia zumbi, ainda acharia loucura?
O plano do governo contra um apocalipse zumbi
Por incrível que pareça, o governo dos EUA apresentou, em 2011, um plano que continha explicações detalhadas para conter uma possível ameaça zumbi, o plano foi batizado de CONPLAN 8888-11 ou “Counter-Zombie Dominance”.
Esse relatório foi criado pelo Comando Estratégico dos EUA e tem diversas estratégias para a contenção de vírus, fungos, contaminação química ou radiação que possam causar essa pandemia. É dividido em diversas fases e cada uma delas apresenta etapas detalhadas. São elas:
- Identificação e análise da periculosidade para preparar uma resposta;
- Fase de alerta, em que as autoridades militares se preparam para responder à ameaça já confirmada;
- Fase defensiva, em que são implementadas táticas de defesa para conter a contaminação e criar áreas de controle;
- Fase de ataque, nessa etapa os militares avançam ofensivamente neutralizando os zumbis;
- Estabilização, recuperação e restauração da sociedade. Feita com a volta da infraestrutura, o amparo às vítimas e o retorno de serviços essenciais.
Motivo da criação
Mas você pode ficar tranquilo, não há com o que se preocupar, o plano foi elaborado de maneira irônica, apenas como um exercício para que os soldados pudessem treinar a criação de medidas contra qualquer ameaça.
Afinal, se utilizassem nomes específicos de inimigos para serem detidos, poderiam arrumar sérios problemas políticos.
Os próprios criadores do documentos escreveram:
“Este plano não foi realmente concebido como uma piada. Durante os verões de 2009 e 2010, enquanto treinavam reforços de um esquadrão de treinamento local sobre o JOPP, membros do componente USSTRATCOM descobriram (por acidente) que a hipérbole envolvida em escrever um ‘plano de sobrevivência zumbi’ na verdade fornecia um treinamento muito útil e eficaz.”