JAMAIS faça isto: por que é um erro utilizar estabilizador com videogame?
Na maior parte dos casos, a prática não é recomendada; entenda o motivo.
Os consoles de nova geração chegaram com tudo, trazendo ainda mais diversão e avanço na tecnologia para quem entende do assunto. E por ser uma máquina bem cara, principalmente se estivermos falando de um PlayStation 5 ou Xbox Series X, seus donos costumam ter um cuidado extremo com os aparelhos.
E nessa muitos acabam optando por usar estabilizador nos videogames, principalmente para evitar qualquer problema maior com eletricidade e afins. Entretanto, isso pode causar um grande problema também para o seu console. Então, se você estiver pensando em fazer isso, fique atento(a).
Agora, vamos explicar para você a razão para não usar estabilizador no seu videogame e quais danos isso pode causar. Continue lendo e saiba como cuidar do seu console da melhor forma possível!
Por que não usar estabilizador no console?
Para começar a entender a razão, precisamos lembrar que esses estabilizadores eram usados principalmente na década de 1990. Isso porque as fontes de PC, por exemplo, estavam começando e ainda não eram tão boas como são hoje. Os estabilizadores tinham esse trabalho de ajudar na alteração de tensão e evitar que os aparelhos queimassem.
Só que, com a evolução da tecnologia, as fontes de PC e videogame avançaram demais, principalmente para trabalharem de modo que o usuário não tivesse nenhum problema. Hoje em dia, muitos aparelhos trabalham com o que é chamado de “Full Range”, possibilitando o funcionamento de fontes entre 90V e 240V.
E apesar de você achar que poderia reforçar a proteção, pode ser o maior erro. Isso porque os estabilizadores não evoluíram, eles continuam com a mesma estrutura ultrapassada.
Por demorar cerca de 8 a 9 milissegundos para fazer o trabalho do estabilizador (que é quando você ouve o estalo quando a energia cai), isso pode prejudicar o funcionamento do seu aparelho.
A troca de relés pode causar surtos de tensão a todo momento, o que vai desgastando cada vez mais a vida útil dos aparelhos. Já que fontes muito maiores de energia do que o necessário passam pelos consoles e PC, o que pode comprometer o funcionamento deles.
Então, em determinado momento, isso pode acabar queimando seu videogame ou outro aparelho.
Por isso, é muito importante ficar ligado(a) nessas questões. Hoje em dia, o mercado oferece opções mais detalhadas e melhores para essa finalidade, que pode proteger ainda mais seu console ou qualquer outro aparelho importante que você tenha.