Erro cometido nos filmes de Harry Potter pode ser reparado na série
Nova série da saga 'Harry Potter' pode corrigir um erro cometido nos filmes; Saiba qual é ele e entenda o contexto na matéria abaixo.
A saga “Harry Potter” marcou uma geração e possivelmente marcará a próxima através do novo projeto da HBO. Uma série sobre os livros está sendo produzida pela empresa e promete ser completamente fiel aos livros. Nesse sentido, o novo remake de “Harry Potter” tem a oportunidade de incluir um enredo polêmico que foi retirado dos filmes.
Com o passar dos anos, as perspectivas acabam mudando, o que impacta diretamente na maneira como as pessoas enxergam as obras ficcionais, incluindo “Harry Potter”.
Alguns aspectos do mundo bruxo foram considerados por muitos como problemáticos e até insensíveis. Diante disso, esse fator pode influenciar as escolhas da HBO em relação à série, sendo possível que haja algumas mudanças em relação àquilo que os fãs estão acostumados a ver.
Contudo, alguns temas polêmicos, quando não tratados no audiovisual, podem trazer mais prejuízos do que benefícios para a sociedade.
Diante disso, o novo remake de “Harry Potter” pode utilizar essa oportunidade para incluir temas problemático e lançar para discussão temas que são importantes de serem destacados.
Elfos domésticos e escravidão em ‘Harry Potter’?
Entre os elementos mais problemáticos de “Harry Potter”, vemos a escravidão dos elfos domésticos. Nos filmes, esse tema foi tratado de maneira muito superficial e pode ser usado de forma mais sábia pelos produtores da série.
Na trama, a questão da escravidão dos elfos é tratada de maneira normalizada. Portanto, a discussão sobre se isso seria bom ou ruim foi negligenciada nos filmes.
Isso foi tão normalizado que até mesmo Ron e Hagrid defendiam a escravidão dos elfos. Harry tinha consciência de que isso era errado, enquanto apenas Hermione reconhecia que a escravidão era imoral.
Por outro lado, nos livros, Hermione inicia o movimento S.P.E.W. em defesa da liberdade dos elfos domésticos, mas nos filmes isso foi esquecido, reforçando a ideia de que a escravidão não é um problema no mundo bruxo.
Nesse sentido, os filmes reduziram muito as discussões sobre escravidão que ocorrem nos livros. Infelizmente, não existe um momento em que todos reconhecem que Hermione está correta e todos os elfos são libertados.
Ainda que existam alguns indícios de que Hermione estabelece algumas leis para proteger os elfos quando se torna a ministra da Magia, não fica clara a importância desse tema no longa.
Abordar temática na série pode corrigir o erro
Nos livros de “Harry Potter”, a trama dos elfos domésticos abordou questões complexas sobre ética e moralidade, mostrando que a intolerância está presente tanto em pessoas boas quanto em ruins.
Contudo, ao cortar essa trama nos filmes, tentou-se simplificar uma situação complexa, resultando em um grande equívoco que prejudicou a franquia. Felizmente, o próximo remake de “Harry Potter” da HBO pode corrigir esse erro e estabelecer um novo padrão.
Através do formato mais longo, a nova série terá tempo suficiente para explorar as nuances do debate e estabelecer as ideias da série sobre a ambiguidade moral.
Dessa forma, por fim, poderá lançar luz sobre questões importantes e provocar reflexões mais profundas sobre a sociedade em que vivemos.