Yoda em ‘Star Wars’: Por que o mestre Jedi desistiu após luta com Palpatine?
Afinal, por que ele desistiu e não ajudou na rebelião?
Apesar de ser um dos personagens mais poderosos no universo de “Star Wars“, Yoda e Palpatine aparentemente se igualaram, ou melhor, o Chanceler superou o elfo, já que Yoda fracassou na tentativa de derrotá-lo. No entanto, por que Yoda simplesmente desistiu após esse fato?
Palpatine e a batalha em ‘A Vingança dos Sith’
Também conhecido como Darth Sidious, Palpatine foi literalmente o último Chanceler Supremo da República Galáctica. Apesar disso, foi o primeiro Imperador do Império Galáctico, atuando como um Lorde Sombrio de Sith e considerado um dos mais influentes Lordes Sith que já existiram.
Na batalha em “A Vingança dos Sith”, Palpatine e Yoda se enfrentaram e o improvável aconteceu. O Mestre Yoda foi derrotado. Apesar de ser forte, ele precisa de uma bengala para conseguir andar, além de que, em combate, ele precisa usar a Força para poder manter-se na luta.
Por isso, é compreensível que Palpatine tenha vencido, já que ganhar tempo era fácil e isso já cansaria o elfo verde.
A luz no fim do túnel se apagou
Anteriormente, Palpatine ascendeu a Imperador Galáctico, bem como à Ordem 66, e isso parecia fazer com que a situação fosse irrecuperável. Mesmo assim, Obi-Wan Kenobi e Mestre Yoda escolheram acreditar na luz no fim do túnel e confrontar Palpatine juntamente com o recém-ungido Darth Vader.
Apesar da Ordem Jedi destruída, a vitória provaria que o lado sombrio da Força não prevaleceria e a derrota de Palpatine traria o tão esperado retorno à República. Infelizmente, não foi isso que ocorreu.
Com a sua derrota, Mestre Yoda não viu outra saída senão fugir para o exílio em Dagobah. Muitos podem não ter entendido essa decisão, mas para o elfo essa aproximação das forças foi uma perda para ele.
Além disso, tudo denunciava que os Sith haviam se aperfeiçoado e ficado muito mais fortes, fazendo com que os anos de treinamento que os Jedi desempenharam tivessem falhado.