Não resistiu à crise e declarou falência: relembre marca de celular famosa dos anos 90
A popular BlackBerry descontinuou os aparelhos e mudou de ramo dentro da tecnologia.
Com as recentes crises econômicas e os impactos que a pandemia de covid-19 trouxe ao mundo inteiro, é recorrente muitas empresas se tornarem notícia por declararem falência.
Enquanto isso, outras deixaram de fabricar produtos muito conhecidos por não conseguirem competir com a concorrência. Esse foi o caso dos aparelhos celulares da BlackBerry, que deixaram de receber atualizações desde o ano passado.
Descontinuação
O fim da era dos aparelhos de celular da marca BlackBerry foi comunicado pela empresa canadense em 2021. Mas a descontinuação das atualizações e do suporte aconteceu oficialmente no ano passado. Desse modo, no comunicado da empresa, os clientes foram informados sobre o novo foco:
“Estamos focados em fornecer software e serviços inteligentes de segurança para empresas e governos em todo o mundo.“
Após a notícia, a BlackBerry informou aos usuários como eles deveriam proceder para a mudança de aparelho e, consequentemente, de sistema operacional.
Isso porque, com o passar do tempo e com a falta de atualizações, os aparelhos começam a perder funções básicas, como o envio de mensagens e o download de aplicativos. Portanto, torna-se necessária a migração.
Queda da empresa de celulares
Após o surgimento de novos sistemas e aparelhos, a BlackBerry não acompanhou as mudanças do mercado, encontrando assim dificuldades para competir com a concorrência.
Para se ter ideia, em 2010, os celulares da empresa representavam 16% dos aparelhos vendidos, de acordo com a consultoria de tecnologia Gartner. Já o concorrente Android ocupava 22,7% das vendas, e a Apple, 15,7%.
Seis anos depois, em 2016, a empresa viu uma queda gigantesca, com a representação de apenas 0,0481%, enquanto os concorrentes que citamos contavam com 81,7% e 17,9%, respectivamente.
Hoje, a empresa BlackBerry trabalha oferecendo serviços de cibersegurança, de gerenciamento de crises relacionadas a sistemas operacionais e de Internet das Coisas (Internet of Things, IoT).
“O BlackBerry ajuda as organizações a se defenderem contra ameaças cibernéticas. Fundada em 1984 como Research In Motion (RIM), a BlackBerry é agora líder em segurança cibernética, ajudando empresas, agências governamentais e instituições críticas de segurança de todos os portes a proteger a Internet das Coisas (IoT).“