Google toma decisão ousada: Adeus, cadeado de segurança!
A retirada do cadeado do Google Chrome acontecerá em setembro.
Desde a popularização da internet, tornou-se quase impossível não fazer uso dela em nossa vida cotidiana. A rede mundial de computadores transformou-se em uma das ferramentas mais cruciais e amplamente empregadas por indivíduos de diferentes esferas, seja para fins laborais ou simplesmente para desfrutar de momentos de entretenimento.
Sua crescente presença na vida contemporânea tornou-se um recurso indispensável para a maioria das pessoas. A impressão que muitos podem acabar tendo é que ela sempre esteve lá, e que não há nenhum mal em utilizá-la.
No entanto, é preciso ter cuidado com quais sites são abertos, pois eles podem acabar servindo como método de invasão, resultando no roubo de dados.
Por isso, o Google disponibilizou um pequeno cadeado ao lado do endereço do site para mostrar que este é mesmo seguro, dando aos internautas maior tranquilidade para navegar. Contudo, ao que tudo indica, essa ferramenta será retirada.
O motivo pelo qual isso irá acontecer é uma atualização nos navegadores, que a partir de agora terão como base no seu design a arquitetura Chromium, a qual está presente em navegadores como Google Chrome, Microsoft Edge e outros.
Graças ao aumento de malwares, é essencial que um navegador tenha como base uma fonte segura para a navegação. Segundo informações disponibilizadas pelo próprio Google, ter um cadeado indicando segurança não quer dizer, necessariamente, que aquele local é seguro, dentro da criptografia.
Isso porque, a qualquer momento, alguém pode se conectar em um site que possui o cadeado e se diz seguro, quando, na verdade, há um grande perigo a vista, porém a pessoa que está navegando não faz nenhuma ideia do que está acontecendo, ou do que pode acontecer.
Mas e agora? Como saber se um site é seguro ou não?
Embora o cadeado possa ser retirado do design, ainda assim você poderá perceber se o site é ou não ideal para a navegação. Isso porque haverá o envio de alguns alertas alegando que aquele site não possui segurança. No lugar do cadeado, um outro botão será inserido, o qual dará acesso ao controle de segurança.
Esse botão será responsável por permitir ou não o acesso à sua localização, cookies, sensores e outros. Contudo, será válido somente para algumas versões dos navegadores, especialmente aquelas que estiverem atualizadas na versão mais recente.
De acordo com as informações, essa novidade acontecerá em setembro desse ano no Chrome, e será acompanhada de uma nova atualização. Já no caso do Edge, da Microsoft, algumas mudanças nesse quesito foram realizadas em 2021, quando o cadeado foi substituído por uma seta indicando para baixo.