O mistério dos peixes canibais: Avistamentos nas praias de Oregon deixam cientistas perplexos
Oregon State Parks afirma que não se sabe o motivo para as aparições.
Um estranho fenômeno está deixando os cientistas de Oregon completamente perplexos e confusos. Isso porque nas praias do estado estão surgindo inúmeros Lancetfishes mortos. Vale lembrar que esta espécie é bastante estranha, vive em águas profundas e possui hábitos canibais.
Tudo começou em 1° de maio, quando o Facebook do Oregon State Parks soltou uma publicação comentando sobre o caso e afirmou não saber as razões para isso estar acontecendo. As espécies foram encontradas na praia de Nehalem, ao sul de Bandon, e isso vem acontecendo nas últimas semanas.
Um dos detalhes trazidos pelo Oregon State Parks nos últimos dias foi que um dos Lancetfish encontrados na praia ainda estava com vida. Sendo assim, os especialistas ajudaram o peixe a voltar para o mar. Apesar disso, o curioso caso ainda não tem nenhuma resolução.
O que os especialistas dizem?
Um biólogo do Centro de Ciências da Pesca do Noroeste da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), chamado Daniel J. Kamikawa, falou para a Live Science através de um e-mail que não conseguiu encontrar nenhum tipo de registro de outros encalhes assim.
O que é comum é que um ou dois lancetfishes sejam encontrados, mas não em massa como está ocorrendo. O biólogo disse ainda que, segundo sua pesquisa, esses encalhes não são comuns. Então, não dá pra definir ainda o motivo para os lancetfishes terem aparecido na costa de Oregon – para ser mais exato, em cerca de 290 quilômetros.
Kamikawa coloca três possibilidades em xeque: a primeira é que esses peixes estejam doentes ou feridos, portanto, como não conseguem nadar muito bem, são empurrados para a costa; a segunda é que uma tempestade pode ter arrastado eles até o local; e a terceira pode ser um fenômeno chamado choque de temperatura.
Isso acontece quando um peixe é exposto de forma repentina a uma temperatura de água muito mais fria do que a espécie está acostumada. Então, isso faz com que o peixe fique incapacitado de nadar por conta do choque térmico, levando-o até a morte, inclusive.
Apesar disso, tudo não passa de teoria e ainda não se sabe de fato o que houve com as espécies para elas aparecerem em massa assim. Continue acompanhando todos os detalhes envolvendo esse estranho fenômeno!