Por que as pontuações do público estão piorando no Rotten Tomatoes?
Crise pode estar vinculada à interferência da Flixter; entenda.
Algo não está cheirando bem no sistema de pontuações de público do Rotten Tomatoes. A plataforma, que por um tempo chegou a ser referência de recepção de conteúdo pelo público geral, agora parece estar em crise.
Ocorre que os dados oferecidos pela plataforma não são mais confiáveis, apesar das alterações realizadas para melhorar o sistema de avaliação. Mas como as coisas ficaram nesse estado, afinal?
Crise das pontuações de público do Rotten Tomatoes
O Rotten Tomatoes foi uma das primeiras plataformas online que reuniu críticas do público geral sobre filmes e séries, bem no estilo “a voz do povo é a voz de Deus”, descentralizando o papel do crítico de cinema.
Contudo, a plataforma sempre foi alvo de crítica por ser vulnerável ao bombardeio de reclamações, brigas e pela qualidade duvidosa das resenhas do público.
Diante disso, a vulnerabilidade do sistema de pontuações de público do Rotten Tomatoes ficou mais clara depois de uma crise em alguns títulos consagrados no cinema, isso lá em 2010.
Em outubro de 2010, títulos como “Homem-Aranha”, de Sami Raimi, “Guerra nas Estrelas: A Vingança dos Sith”, “Gladiador”, “O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei” e “Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra” tiveram um salto repentino de milhares de avaliações enviadas por usuários.
No geral, esses títulos receberam 30 milhões de novas avaliações, com isso a pontuação do público sofreu uma queda significativa. Como isso aconteceu com vários títulos populares do anos 2000 ao mesmo tempo, esse comportamento foi entendido como suspeito e uma falha do sistema de avaliação da plataforma.
E uma vez que aumento orgânico ou bombardeio de críticas foi facilmente descartado, o que provocou esse comportamento na plataforma?
Impacto dos dados da Flixter
Esse comportamento foi associado à Flixter, aplicativo de recomendação de filme criado para coletar avaliações de usuários para recomendar conteúdo para assinantes.
Em 2010, ela adquiriu o Rotten Tomatoes e o sistema de pontuação do aplicativo e, baseado em classificação por estrelas, impactou as análises prévias do Rotten.
Então, quando os dados do Flixter se combinaram com o sistema de pontuações de público do Rotten Tomatoes, houve uma quebra no sistema da plataforma:
- O sistema de avaliação e os dados coletados de cada uma é diferente;
- Não é possível remover críticas duplicadas enviadas pela mesma pessoa em cada plataforma;
- A distribuição desigual das 30 milhões de críticas para somente alguns filmes e outros não, mostrando que algumas pontuações são compostas por quase 100% de dados do Flixter, enquanto outras são principalmente críticas do Rotten Tomatoes.
Foi tentar consertar e piorou
Depois dessa crise do sistema de pontuações de público do Rotten Tomatoes combinado com os dados do Flixter, a plataforma fez alterações no sistema de classificação para corrigir esse problema. No entanto, as correções foram superficiais e acabaram comprometendo ainda mais o sistema de pontuação da plataforma.
Um deles foi a decisão de ocultar a contagem real de críticas de cada filme; agora, o contador é limitando a “250.000+”. Desse modo, não há outra maneira de diferenciar quais filmes têm 30 milhões de críticas do Flixter adicionadas e quais não têm.
Também foi implementado o “Verified Audience Score”, mas ele fragmenta ainda mais os dados. Apesar de ele considerar o impacto da venda da bilheteria, o que evita críticas de spam, ele só considera filmes lançados depois que o recurso foi implementado, deixando vários títulos de fora.
No entanto, todas as mudanças só afetaram negativamente o sistema de avaliação do público, além de terem reduzido a transparência das avaliações na plataforma.
Em suma, o que realmente impactou a plataforma em 2010, seja a integração do Flixter ou não, ainda é incerto.