Lago nas Ilhas Faroé impressiona por característica MÁGICA

Curso d'água aparenta 'flutuar' sobre o oceano.

Imagem: Andrew Mayovskyy/Shutterstock

A natureza em todo planeta surpreende os humanos com suas belezas e encantos. Desta vez, um lago localizado nas Ilhas Faroé, território da Dinamarca, ganhou destaque por sua formação exuberante.

O Lago Sørvágsvatn, que possui um nome de difícil pronúncia para os ocidentais, impressiona por “flutuar” sobre o oceano.

Lago Sørvágsvatn

O corpo d’água, que chama a atenção pelo nome e beleza, está localizado no território dinamarquês de Vagar, que faz parte das Ilhas Faroé. Situado entre a Escócia e a Islândia, o local é banhado pelo Atlântico Norte e tem uma área de 3,4 km².

Sørvágsvatn faz parte de um arquipélago composto por 18 ilhas. Ele é considerado o maior lago da região, que atualmente abriga cerca de 47 mil pessoas.

A configuração do local impressiona por estar posicionado a mais de 30 metros de altura do mar, dando a impressão de flutuar pelo oceano Atlântico. Confira o vídeo abaixo:

‘Flutuando’ sobre o mar

A impressão que temos ao olhar para o lago Sorvagsvatn é criada a partir de uma ilusão de ótica. Isso acontece por conta do alongamento da chapada que, junto aos fleches de luz, acaba causando essa visão estar “flutuando” sobre o oceano.

O maior lago das Ilhas Faroé possui mais de 6 km de extensão e está 30 metros acima do mar. Essa altura proporciona uma vista incrível para os visitantes e moradores da região.

Debates sobre o nome 

Imagem: Andrew Mayovskyy/Shutterstock

Apesar de ser oficialmente chamado de Sørvágsvatn, os moradores locais vivem um embate em relação ao nome do tão famoso lago. O debate acontece porque os vizinhos de Sørvágur, vila com pouco mais de mil habitantes, se orgulham do significa “lago de Sørvágur”, uma homenagem ao vilarejo.

Do outro lado estão os residentes de Miðvágur, também nas Ilhas Faroé, que seguem com o objetivo de mudar o nome do lago para “Leitisvatn” sob justificativa de que a região vizinha ao corpo d’água é chamada de “Leiti”.

Já que até hoje não se decidiram sobre essa mudança, os locais chamam a paisagem paradisíaca de “Vatni”, que significa “o lago”.

você pode gostar também