Contra roubo e furto: software detecta gestos suspeitos em lojas
Veesion é a empresa responsável por desenvolver o algoritmo por trás desse software de segurança.
O desejo humano de conseguir evitar desastres ou simplesmente situações desagradáveis é tão grande que é até fonte de inspiração para obras de ficção científica.
Um exemplo disso é o filme “Minority Report” com Tom Cruise (sim, digamos que uma espécie de “Missão Impossível” do gênero ficção científica) que descreve um futuro que a tecnologia consegue prever. E, agora, um novo software de segurança está bem perto dessa realidade.
Isso porque a desenvolvedora Veesion criou um sistema com base em um algoritmo de gesto que analisa o movimento dos clientes dentro das lojas, sobretudo em farmácias e supermercados, e é capaz de detectar quando um movimento suspeito – que pareça um furto – é feito.
Depois que há a detecção do movimento suspeito, o software manda a gravação para o smartphone do proprietário ou de funcionários da loja e, dessa forma, pode-se evitar um possível furto.
Mas o dispositivo substitui câmeras de segurança de estabelecimentos?
Não, a intenção da Veesion com essa ferramenta é complementar essa medida tradicional de segurança para justamente garantir a recuperação das mercadorias ou do dinheiro roubados.
A solução tem sido atrativa para os lojistas e, ao todo, a empresa já conta com mais de 1,2 mil clientes em 17 países.
Como o software de segurança é atualizado?
O.k., a intenção do software de segurança é evitar o roubo antes que ele ocorra. Mas como ele é capaz de identificar os gestos de furto? A ferramenta da Veesion opera com um algoritmo que “aprende sozinho” por meio de uma tecnologia chamada de aprendizagem profunda.
No entanto, como essa aprendizagem profunda funciona? A empresa alimenta o software com uma série de dados relevantes de trechos de vídeo de gestos suspeitos que identificaram e confirmaram como roubo.
Por meio de processos de tentativa e erro, a ferramenta vai aprendendo a identificar com eficácia como identificar os gestos certos. A cada dois meses, para manter a ferramenta atualizada e aprimorada, a tecnologia é alimentada com uma atualização remota com novos gestos de roubo qualificados.
Segurança ou novo perigo?
O uso desse tipo de software de segurança levanta a discussão sobre questões de privacidade e abuso de poder. Sobre isso, a Veesion afirma que sua ferramenta não faz reconhecimento facial ou fisiológico, ela foca somente no gesto daquele momento.
Isso foi feito em conformidade com diretrizes da Europa, que tem rígidas leis de proteção de dados, como o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) da Agência Espanhola de Proteção de Dados (AEPD).