Incrível jornada: estátua de Buda é encontrada no Egito; entenda!
Historiadores acreditam que a estátua tenha chegado devido ao comércio.
O budismo é uma religião e filosofia baseada nos ensinamentos de Siddhartha Gautama, também conhecido como Buda.
Seu objetivo é alcançar a iluminação e a libertação do sofrimento por meio do Caminho Óctuplo, que envolve a compreensão correta, a intenção correta, a fala correta, a ação correta e a concentração plena. Além disso, no budismo, são muito abordados pontos como a compaixão e o desapego do ego.
No entanto, uma estátua de Buda foi encontrada recentemente no Egito e deixou todos muito surpresos, já que pode mudar tudo o que sabemos hoje. Segundo os historiadores, devido às trocas comerciais, há uma grande chance de esse objeto ter ido parar nessa região.
Buda em Roma?
Conforme as informações disponíveis, parece que a estátua de Buda foi criada e oferecida como forma de troca, possivelmente com o intuito de chegar até Roma. De acordo com o Ministério das Antiguidades do Egito, o primeiro local onde esse objeto foi encontrado foi na cidade de Berenice.
Apesar de medir apenas 71 cm, é possível identificar que se trata de uma estátua de Buda, embora esteja um pouco danificada. O tempo não poupou a estátua, de modo que os braços e as pernas estão em má condição.
Mariusz Gwiazda, arqueóloga responsável pela descoberta da estátua, mencionou em um trecho que “a estátua de Buda foi feita de pedra provavelmente extraída da região ao sul da atual Istambul (Turquia) e deve ter sido esculpida localmente em Berenice e dedicada ao templo por um ou mais ricos mercadores da Índia”.
Acredite você ou não, esse é um dos vestígios mais antigos que comprovam a chegada de Buda à região do Egito naquele período. Contudo, é claro que podem haver outras evidências e, com isso, novas pesquisas.