Por que o Japão está perdendo a soberania nos animes? Famoso produtor japonês dá sua opinião
Fundador da Mappa está preocupado com o futuro dos animes no Japão.
O anime é um dos gêneros mais populares do mundo e ganhou destaque principalmente com as produções do Japão. No entanto, o fundador do estúdio de animes japoneses Mappa, Masao Maruyama, expressou recentemente sua preocupação de que a China possa assumir a supremacia nas produções.
Em uma recente entrevista, Maruyama contou sobre como tem visto o avanço da China em produções de anime e como isso o deixa apreensivo sobre o futuro do gênero no Japão. Para ele, os novos conteúdos tendem a ser previsíveis e isso gera preocupação:
“No Japão, as pessoas não são mais treinadas em animação.”
O anime é considerado por muitos japoneses como um tesouro cultural do país. Por isso, as observações do produtor experiente no ramo são relevantes para o público e para os profissionais de animação.
Animes: produtor japonês se preocupa com soberania da China
Pelo fato de os animes serem um símbolo da cultura japonesa, também representam um forte braço econômico para o Japão. Por isso, o crescimento da China em relação à produção de animações é uma preocupação tanto para o produtor quanto para a população, pois esse avanço pode afetar diretamente a indústria de entretenimento japonesa.
Em uma entrevista para a AFP News, Masao Maruyama chamou a atenção sobre a projeção a longo prazo, alegando ser incerta, pois os estúdios japoneses estão sendo muito conservadores, dependentes de gêneros comerciais e exagerando em personagens femininas fofas, como um título que ficou muito popular em 2016, “Your Name” (Kimi No Na Wa).
O fundador da Mappa também destacou o exagero em plot twists, ou seja, grandes reviravoltas nas tramas. Ele ainda criticou os conteúdos estereotipados que os animes japoneses vêm recebendo. Para ele, esse segmento repetitivo não desenvolve novos talentos, nem novas temáticas:
“Não necessariamente se sobressai.”
E você, o que você pensa sobre isso? Compartilhe sua opinião conosco e continue conferindo o Multiverso Notícias para mais informações sobre animes e muito mais!