Greve dos roteiristas de Hollywood pode causar prejuízo bilionário
Tanto a TV como os streamings vão sentir grandes impactos, a começar pelo atraso de lançamentos.
Não poderia ser mais poético do que uma greve começar bem no Dia dos Trabalhadores, não é mesmo? E foi exatamente o que milhares de roteiristas em Hollywood ameaçaram fazer na última segunda-feira, 1/5. A greve de roteiristas de Hollywood tem sido um assunto cheio de tensão e parece que acaba de se tornar real.
Os profissionais apoiam o sindicato dos roteiristas, representado pelo Writers Guild of America (WGA), que não conseguiu chegar a um acordo com a Aliança de Produtores do Cinema e Televisão (AMPTP) para conseguir melhores condições de trabalho.
Por isso, o WGA declarou o início da greve dos roteiristas de Hollywood nesta terça-feira, 02/05. Agora, todas as produções escritas pelos membros do sindicato estão paralisadas.
A principal reivindicação é o aumento do salário-mínimo, maior participação nos lucros de streaming e melhorias nas condições de trabalho nos sets, condizentes com as demandas e alcance das plataformas digitais.
Segundo fontes da AFP (Agência de Notícias Francesa), nunca houve tantos roteiristas trabalhando pelo salário-mínimo estabelecido pelos sindicatos.
Consequências da greve de roteiristas de Hollywood
Com a greve dos roteiristas de Hollywood em andamento muitas produções podem ser profundamente impactadas.
Se for tomar por base a última paralisação que aconteceu entre 2007 e 2008, de novembro a fevereiro, o cenário é preocupante. Na época, a qualidade de vários projetos lançados foi comprometida. Séries de TV foram paralisadas ou encurtadas, além de filmes terem sido adiados.
Para tentar burlar a ausência dos roteiristas, as emissoras investiram em reality shows e ocorreu um crescimento nas programações não roteirizadas, já que isso não é coberto pela jurisdição do WGA.
Agora, pensando em números, o impacto financeiro da última greve custou à indústria de Los Angeles cerca de US$ 2 bilhões.
No entanto, ainda não há informações de quanto tempo a greve deverá durar. Isso vai depender de quanto tempo a WGA e a AMPTP consigam fazer um acordo. Mas, ao que tudo indica a Aliança dos Produtores não está disposta a ceder.