Vendas de jogos para PS5 DESPENCAM; Entenda o motivo
Por mais que a venda do PS5 tenha aumentado, não são todos os números da Sony que estão crescendo.
O primeiro trimestre de 2023 foi extremamente positivo para o console do PlayStation 5. Isso porque, após reposição de unidades, foi possível alcançar mais de 38 milhões de vendas no mundo todo.
Contudo, não são todos os números da Sony que estão aumentando, visto que, em comparaçãocom os últimos anos, as vendas dos videogames estão decaindo.
Essa informação está no relatório anual do PlayStation, que apresenta os números da empresa. No ano de 2022, o número de venda dos consoles PS4 e PS5 diminuiu para 13% em relação a 2021.
Em 2021, foram vendidas pela empresa cerca de 303,2 milhões de unidades. Já em 2022, venderam 264,2 milhões de unidades, sendo um valor negativo para a empresa.
Por que PlayStation está vendendo menos?
Ao que tudo indica, a diminuição na vendas dos consoles e jogos está intimamente relacionada com o aumento dos preços dos videogames nos últimos anos.
Nesse sentido, o jornalista Derek Strickland analisou a situação para o Tweakdown e observou que, mesmo que o PlayStation tenha lucro de 2,387 milhões de dólares no terceiro trimestre de 2022, as vendas dos jogos diminuíram em 6,2 milhões.
Um bom exemplo disso é o jogo “Modern Warfare 2“, que vendeu bilhões de dólares, mas não atingiu um valor significativo de cópias vendidas para suprir os gastos da construção do jogo.
Dessa maneira, de acordo com a análise do jornalista, por mais que os usuários continuem a utilizar o PlayStation, o preço elevado de jogos, que chegam a US$ 70, está afastando-os da compra de títulos.
Logo, a diminuição das vendas de jogos para o PS5 pode ter um impacto negativo na empresa. Segundo Derek, o aumento dos preços para US$ 70 poderia beneficiar as assinaturas do PlayStation Plus. Entretanto, o número de assinantes não está demonstrando preferência por esse sistema.
Dessa maneira, é possível observar que as decisões tomadas pela PlayStation estão afetando as vendas e mostram que a opinião dos jogadores é influenciada pelo preço em detrimento da qualidade dos títulos.