Alerta! Estes 5 erros de carregamento DESTROEM a bateria do seu celular
Ter o carregador original do celular sempre por perto é fundamental.
Antes dos smartphones, os populares “tijolinhos” tinham baterias que duravam milênios (o último celular desse que carregaram ainda deve ter uma carga de uns 50% – contém ironia). No entanto, com as demandas dos smartphones com navegador, mensageiro, rádio e TV, a bateria do celular realmente “arrega” em algum momento, não tem jeito.
Além disso, as pessoas acabam cultivando – sem saber – vários maus hábitos que comprometem a longevidade e a qualidade da carga do celular, seja por pressa ou por falta de informações precisas sobre o processo de carregamento.
Ainda que a tecnologia continue avançando, é importante manter boas práticas e cuidados com a ferramenta para assim garantirmos um aparelho em boas condições de funcionamento até que se possa adquirir um novo.
Pensando nisso, para ajudá-lo(a) a preservar a vida útil da bateria do seu celular, abaixo separamos 5 erros que você deve evitar ao carregá-la. Acompanhe a leitura para saber mais.
5 erros que prejudicam a bateria do seu celular
Fizemos uma lista com os cinco erros com a bateria do celular mais comuns que, em algum momento, todos nós cometemos. Acompanhe a lista abaixo para ver quais ações evitar a fim de garantir que o seu celular continue “supimpa”! Vamos lá?
1. Usar o celular durante o carregamento
Começamos com o mais desafiador mesmo, porque, com o corre-corre do dia a dia, não tem jeito, é ir carregando e usando. Mas, além de comprometer o carregamento do aparelho, isso pode levar a explosões, dependendo da qualidade do carregador.
Para evitar esses riscos, além de usar um cabo e conector originais, é necessário deixar o telefone sem uso enquanto ele estiver carregando.
2. Usar um carregador que não seja original
Agora que algumas marcas não incluem mais o carregador no kit da compra, acaba que optamos por opções mais em conta que não são originais. Mas, como diz o ditado, “o barato sai caro”.
Ou acabamos carregando com um genérico que esteja disponível na rua, já que não temos o nosso em mãos. No entanto, é indispensável usar o carregador original para preservar a vida útil da bateria, assim como a garrafa d’água, leve o seu carregador para todos os lugares.
3. Deixar o celular ficar totalmente descarregado
Houve um período que as pessoas recomendavam esperar o celular chegar ao 0% de bateria para então recarregar o aparelho. Mas essa prática na verdade compromete a bateria, então, chegou abaixo dos 10% e já está em modo econômico, conecte seu aparelho na tomada!
4. Carregar o celular com a capinha
Infelizmente, os designers ainda não fizeram um celular à prova de quedas, então as capinhas são necessárias. Mas também não consideram que usemos as capinhas o tempo todo, então o bichinho dá uma esquentada, e estar com a capinha aumenta o calor durante o carregamento.
Então, na hora de carregar, é recomendável remover a capinha do celular. Só depois que o aparelho for desconectado da tomada é que a capinha deve ser recolocada.
5. Usar um carregador portátil de baixa qualidade
Como nem sempre há uma tomada por perto, os carregadores portáteis vieram para evitar o sufoco de ter que procurar uma tomada às pressas ou ficar estacionado em um lugar à espera do carregamento total.
Mas fique atento(a) à qualidade dele, pois uma bateria portátil de qualidade questionável pode geral oscilação de voltagem que a bateria do celular não foi projetada para suportar.