Estudantes criam app revolucionário para tradução em Libras
Projeto desenvolvido por alunos do ensino técnico promove acessibilidade e inclusão de deficientes auditivos no dia a dia.
Embora possa ser conhecida por muitos, a Libras ainda é praticada por poucos. A Língua Brasileira de Sinais é uma forma de comunicação visual utilizada por pessoas surdas ou com deficiência auditiva e é uma língua oficial do nosso país, mas que a maior parte das pessoas desconhece.
Essa língua tem sua própria gramática e psicologia, que permite que os usuários se comuniquem efetivamente uns com os outros. Além dos conhecidos sinais, que são realizados com os dedos, mãos, braços e corpo, a Libras contra com o uso das expressões faciais e movimentos corporais para transmitir informações e ideias.
No entanto, segundo informações compartilhadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas uma média de 22% de 10 milhões de pessoas surdas ou deficientes auditivas sabe se comunicar utilizando esse método de linguagem, enquanto aproximadamente 78% desse valor não faz ideia em como utilizar esse recurso.
Isso porque a surdez ainda é um estigma no Brasil. Foi pensando nisso que alguns jovens do ensino médio decidiram criar um revolucionário app para traduzir Libras!
Um sinal de empatia
Uma das adolescentes responsáveis pela idealização do projeto é Luisa Ribeiro Teixeira, de 15 anos, estudante no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em São Paulo. Ela afirma que:
“Se você pesquisar aplicativos que traduzem a Libras para o português, além de haver escasso número de plataformas que se propõem a fazer isso, elas não têm essa comunicação de mão dupla. Assim, você não vai conseguir se comunicar com uma pessoa na rua.”
Ao lado de Sarah Teixeira Willig, que possui a mesma idade, Luisa montou um projeto para desenvolver o app para traduzir Libras chamado Me Traduza.
O objetivo é traduzir a Língua de Sinais para o português, a fim de que se torne mais compreensível para as pessoas que não sabem utilizá-la, bem como levar mensagens do português para a Libras, caso a pessoa surda seja alfabetizada na língua.
Como funciona o app para traduzir Libras?
Ao que parece, o sistema presente dentro do aplicativo analisará as imagens do indivíduo que está utilizando a língua de sinais e realizará a tradução para o português. Da mesma forma, ao mostrar um texto para o app, ele o transformará em Libras para que a pessoa surda consiga compreender.
Todo esse projeto foi desenvolvido a fim de trazer mais inclusão para pessoas deficientes auditivas na sociedade brasileira, possibilitando, assim, que elas consigam participar facilmente das mesmas atividades que as pessoas ouvintes têm acesso, como entrevistas de emprego.
Ao ser questionada sobre o objetivo desse projeto, a estudante Sarah Teixeira Willig comenta que:
“Por exemplo, em uma entrevista de emprego entre uma pessoa surda e o entrevistador ouvinte, é muito complicado, eles precisam chamar um tradutor, há essa disparidade na comunicação.
Com o nosso aplicativo, qualquer pessoa poderia se comunicar com uma pessoa surda, não precisa saber bem Libras ao contratar alguém, então seria da forma mais rápida possível, porque quanto mais fácil essa comunicação, mais inclusão nós teremos”.