Cientistas identificam um estranho líquido expelido por falha geológica no oceano
Próximo a uma zona de choque de placas tectônicas cientistas foi encontrado um estranho líquido emergindo do assoalho oceânico.
O Brasil tem uma geomorfologia rara, por conta da sua posição em relação às placas tectônicas. Isso acontece por se encontrar quase que exatamente no meio de uma delas. Sendo assim, o nosso país é especialmente protegido de grandes fenômenos geológicos, como terremotos, maremotos e tsunamis.
Mas, afinal de contas, por que esses fenômenos estão relacionados às placas tectônicas? Ambos estão relacionados pelo fato de que a movimentação das placas e consequentemente o seu atrito umas com as outras acabam por gerar esses fenômenos.
Portanto, locais em que há o encontro de duas placas tectônicas sempre há uma preocupação dos cientistas e das pessoas que residem no entorno. Um desses locais está muito próximo à cidade de New Port, no estado de Rhode Island, nos Estados Unidos.
Estranho líquido emerge do assoalho oceânico
Diversos cientistas, sejam eles geólogos, geógrafos ou oceanólogos, estudam o entorno da cidade.
Tudo isso acontece devido ao fato de ali estar presente uma zona de subducção, na qual a placa tectônica oceânica referente ao atlântico está sendo “engolida” para debaixo da placa tectônica continental referente aos Estados Unidos.
Sendo assim, essa é uma zona de um intenso risco e é estudada há anos por ser a mais provável a apresentar um terremoto de escala 9. Porém, a mais recente descoberta feita na região intrigou os cientistas. Isso porque foi descoberto saindo do assoalho oceânico um estranho líquido com propriedades químicas incomuns.
A partir disso, Evan A. Solomon e outros cientistas da Universidade de Washington publicaram na revista Science Advances um artigo falando sobre esse estranho líquido que está sendo expelido no local nomeado como Pythia’s Oasis.
A imagem acima foi a reconstrução digital do que foi captado por um sonar utilizado pelos cientistas. Porém, a Universidade de Washington publicou em sua página do YouTube um vídeo que mostra de perto o líquido que emerge do fundo oceânico.
Então, o que é esse líquido? Essa foi a pergunta que deu base para o artigo dos cientistas e que foi respondida por ele. Esse líquido nada mais é do que uma espécie de “lubrificante” que diminui o atrito entre as placas tectônicas, similar às juntas dos ossos humanos, por exemplo.
Portanto, concluiu-se que talvez agora mais do que nunca New Port esteja sujeita a receber um terremoto até o momento nunca visto na história dos Estados Unidos. Conforme afirma Evan A. Solomon no trecho de sua entrevista logo abaixo, esse é um fenômeno que já era teorizado, mas que nunca havia sido observado tão de perto.
“Eles exploraram naquela direção e o que viram não foram apenas bolhas de metano, mas água saindo do fundo do mar como uma mangueira de incêndio. Isso é algo que eu nunca vi e, pelo que sei, nunca foi observado antes.”