Pablo Mantilla: cubano chega aos EUA em uma prancha de kitesurf e ganhará filme
A história de Mantilla é tão impressionante que chamou a atenção da Netflix, que produzirá um filme sobre a sua jornada até o território norte-americano.
Todos os anos, diversos cubanos partem para uma jornada perigosa rumo aos Estados Unidos. Muitos constroem suas próprias embarcações utilizando peças recicladas para buscar asilo em território norte-americano a fim de recomeçar suas vidas longe da terra natal.
Nas redes sociais, aqueles que conseguem chegar ao destino final postam e incentivam outros a enfrentarem a mesma jornada para viver o sonho americano. Mesmo assim, alguns criadores de conteúdos negam que viver nos Estados Unidos seja a melhor opção para os cubanos.
Sem proteção, cubanos estão arriscando suas vidas para conseguir chegar aos Estados Unidos. Um dos imigrantes de Cuba que ganhou muito reconhecimento mundo afora é Pablo Mantilla, que, em maio de 2022, chegou na Flórida em uma prancha de kitesurf.
A história do cubano que chegou aos EUA em uma prancha de kitesurf
No dia 22 de maio de 2022, Pablo partiu de Varadero, Cuba e chegou nos Estados Unidos na mesma tarde. Para planejar sua viagem, Mantilla estudou um pouco sobre os ventos do sudeste para navegar, assim como a poeira do Saara para evitar que fosse detectado em alto mar.
A história desse imigrante foi tão impressionante que até mesmo a Netflix, a maior plataforma de streaming, decidiu produzir um filme inspirado na jornada de Pablo.
O imigrante contou ao Cubita Now que os atores que trabalharão no projeto são renomados e que o filme será em inglês. Além disso, Mantilla revelou que a viagem durou seis horas e que ele só conseguiu levar dois litros de água com açúcar para se hidratar durante a sua jornada.
Depois de chegar na costa da Flórida, Pablo foi preso por 20 dias, e após isso foi solto sob condicional humanitária. Nesse momento, Mantilla pode contar sua história de superação, sendo o primeiro cubano a chegar nos Estados Unidos por meio de uma prancha cruzando o Estreito da Flórida.