Novo projeto da Netflix pode acabar com compartilhamento de senhas no Brasil

Os usuários podem ser obrigados a confirmar a identidade via celular para acessar conteúdos na plataforma.

A Netflix, gigante do setor de streaming, anuncia mais uma iniciativa para combater um dos maiores desafios do setor: o compartilhamento de senhas. Conforme relatos recentes, a plataforma está trabalhando em um novo projeto para garantir que somente os usuários autorizados tenham acesso aos conteúdos disponíveis na plataforma.

Esse projeto consiste em um sistema de confirmação de identidade que será enviado para o número de celular cadastrado na conta oficial do usuário.

A decisão foi tomada para que haja maior segurança dentro da plataforma, principalmente evitar que possíveis contas sejam invadidas sem a permissão do dono.

Um dos primeiros países que receberá essa mudança será EUA, tendo já uma data prevista para a implantação. Quanto à chegada dessa nova política no Brasil, não há previsão, mas sabe-se que em breve passará a ser validada.

Tem sido um dos principais objetivos estabelecidos pela Netflix acabar com o compartilhamento de senhas de forma indevida. Ao que tudo indica, o compartilhamento apenas é aceitável entre os moradores da mesma casa.

Mas, caso persistam os compartilhamentos, haverá a necessidade de pagar uma multa. No entanto, o usuário poderá abrir uma conta individual.

Foto: Shutterstock

Não é a primeira tentativa

Há alguns anos, a Netflix vem percebendo a crescente distribuição de senhas, no entanto, até 2022 a plataforma não vinha tomando medidas drásticas, mas as coisas mudaram quando houve uma enorme queda no número de assinantes na plataforma.

Depois disso, ela resolveu enrijecer a sua segurança, embora tenha sido duramente criticada. Diante de tais medidas, outros streamings também começaram a pensar em seguir os mesmos passos da rival. No entanto, é possível que tudo isso faça parte de uma competição, para ver qual plataforma conseguirá lucrar mais.

No entanto, a Netflix afirma que todas essas medidas são unicamente para preservar a qualidade das produções que são disponibilizadas na plataforma.

Em suma, está em processo o desenvolvimento de uma política de preços, sendo possível então exigir uma verificação de identidade para todos os usuários do streaming.

você pode gostar também