A que horas você tem o seu pico de estresse? Esse estudo traz a resposta!

A investigação realizada pelos cientistas identifica diferentes momentos do dia com picos de estresse.

Os momentos de estresse podem desencadear graves consequências para a saúde geral das pessoas, e também para seu desempenho em muitas atividades. Além disso, ele pode causar problemas de convivência e descontrole. Por esse motivo, muitos cientistas se dedicam a estudá-lo. Recentemente, uma pesquisa revelou o horário exato do pico de estresse.

Principais momentos de estresse

Os estudos da mente estão cada vez mais em destaque entre os investigadores. O funcionamento da mente humana sempre foi e ainda é um grande enigma para os cientistas. Além disso, a investigação sobre a saúde mental ganha espaço entre as pesquisas, por implicar em todos os aspectos do dia a dia.

Pensando na construção social e em todos os fatores envolvidos na nossa rotina, o nível do estresse pode impactar diretamente na qualidade de vida. Pensando nisso, um grupo de pesquisadores resolveu se aprofundar nesse tema.

A pesquisa foi realizada na Inglaterra pela Rescue Remedy, sendo que participaram cerca de duas mil pessoas. Para a coleta dos dados, os estudiosos utilizaram um questionário, e assim puderam avaliar o horário exato do pico de estresse.

Os resultados indicam que existe de fato um momento ao longo do dia em que o estresse é maior. Após as análises, foi possível notar que o intervalo de maior estresse ocorre, em média, entre 07h23 e 08h18.

horário exato do pico de estresse
Fonte: Reprodução/Canva Pro

Ao longo da investigação, os pesquisadores detectaram que, normalmente, cada participante apresentava a ocorrência de três picos de estresse por dia. No caso das mulheres, o principal deles ocorre às 7h50, e entre os homens, isso acontece por volta das 08h43.

Os principais motivos que desencadeiam esse estresse, conforme apontado no estudo, são os acontecimentos no trânsito, problemas com roupas e até objetos que possam cair ou quebrar ao longo das manhãs.

Essa investigação pode colaborar com as pesquisas voltadas ao estudo da saúde mental e do comportamento. Isso porque conhecer os fatores estressores ajuda a reduzir os picos de estresse e alterações causadas ao longo do dia.

você pode gostar também