Sem desculpas para faltar ao trabalho: IA identifica pessoas gripadas pelo tom de voz no telefone
Essa tecnologia irá dificultar as ligações enganosas para se ausentar do trabalho.
Sem dúvidas, uma das principais desculpas para faltar a compromissos é a gripe. Mesmo que não seja o seu caso, algum amigo ou familiar próximo certamente já usou, ou você conhece alguém que já contou essa mentira para faltar a um compromisso importante.
Porém, o avanço da tecnologia tem direcionado os estudos em amplas áreas, dentre elas o reconhecimento de voz, e isso irá implicar em várias situações. Saiba como funciona a Inteligência Artificial que identifica pessoa gripada.
Novo detector de gripe
Agora não será mais tão simples mentir sobre uma gripe! Isso porque um grupo de cientistas desenvolveu uma Inteligência Artificial que reconhece as vozes de quem está gripado.
Obviamente, o principal objetivo dessa tecnologia não é identificar funcionários mentirosos, mas sim reduzir o número de pessoas que procuram os postos de atendimento médico. A princípio, o equipamento se propõe a detectar sinais e sintomas de gripes, mas, futuramente, a ideia é ampliar seu uso para outras condições de saúde.
Os especialistas explicam que a investigação acontece através dos tons harmônicos da nossa voz, que diminuem em amplitude com o aumento da frequência. No momento em que estamos infectados por um vírus, esse padrão dos tons de voz sofre alterações.
Os resultados do projeto foram encontrados a partir da análise de aproximadamente 630 pessoas, das quais 111 tiveram o diagnóstico de gripe constatado por um médico.
Durante a ligação, foram dados alguns comandos. O primeiro foi que os participantes contassem de 1 a 40. Em seguida, eles deveriam contar uma história. Nesse momento, todos os algoritmos incluídos no sistema continham as informações necessárias para a compreensão da máquina da diferença entre os tons de voz com e sem gripe.
O processo de coleta ainda está em andamento, mas com alguns resultados em processo de análise, os pesquisadores já se mostram bem felizes com o sistema. Isso porque ele já apresenta um resultado significativo, uma vez que a Inteligência Artificial, até o momento, já detectou 70% dos casos, o que é ótimo para a fase de testes.