POLÊMICA! Pessoas gravam suas demissões e postam no TikTok

A #quitok tem tomado conta da plataforma com lives de pessoas no momento em que pedem demissão.

Atualmente não há como dizer que o TikTok não é uma rede social extremamente influente. Inclusive, a plataforma é alvo de polêmicas envolvendo os governos dos Estados Unidos e de alguns países da Europa.

A questão é que, desde a disseminação de redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter, as pessoas expõem cada vez mais de suas vidas na internet. Mesmo que alguns considerem isso errado, devemos lembrar que o ser humano é um ser social e precisa de contato.

A diferença é que, na atualidade, há uma facilidade muito maior em se conectar com milhões de pessoas.

Mas onde queremos chegar com essa explicação? Acontece que nas últimas semanas uma hashtag tem viralizado no TikTok por jovens que estão se demitindo ao vivo.

Eles fazem vídeos ou transmissões ao vivo do momento em que pedem demissão pessoalmente ou enviando o e-mail solicitando a dispensa. Boa parte também conta como foi após a demissão.

infelicidade no trabalho
Foto: shutterstock.com

Mesmo que esse movimento seja visto com maus olhos por alguns, essa não é uma tendência apenas entre os jovens. Pessoas de mais idade também estão saindo de seus empregos, embora não estejam gravando esses momentos.

Muito disso ainda é decorrência do evento nomeado como “Grande Demissão”, quando milhares de trabalhadores largaram seus empregos durante a pandemia de Covid-19.

O que especialistas dizem sobre essa tendência no TikTok?

Essa tendência de pessoas saindo de seus empregos foi marcada pela #quittok. Logicamente esse viral chamou atenção de alguns especialistas, que estudam para compreender o assunto. Um desses é a terapeuta Tess Brigham, que lembra que os jovens que estão fazendo os vídeos são considerados “nativos digitais”.

A terapeuta referencia o fato de boa parte dessas pessoas ter nascido e crescido em um período de alto desenvolvimento tecnológico, além de, é claro, viver no início da era das redes sociais. Sendo assim, eles possuem um alto contato com indivíduos de todos os lugares e com todo o tipo de experiência.

Além disso, elas cresceram vendo seus pais em trabalhos que exauriram a sua saúde mental. Portanto, agora buscam por ambientes de trabalho mais saudáveis ou que lhes proporcionem uma estabilidade psicológica.

Sendo assim, essas demissões não são efeitos das redes sociais, mas sim da bagagem de vida dos trabalhadores. Já o TikTok é apenas o meio que utilizam para expressar as suas novas experiências.

você pode gostar também