Como identificar imagens criadas por inteligência artificial?

Cada vez mais comuns na web, é necessário saber verificar se fotos são verdadeiras.

Com o aprimoramento das ferramentas de inteligência artificial (IA), ficamos impressionados com a capacidade de criação dessa tecnologia.

Recentemente, duas imagens feitas por IA viralizaram nas redes sociais, sendo uma delas com o Papa Francisco e outra envolvendo o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Caso não tenha visto as imagens, confira-as a seguir:

Foto artificial de Donald Trump sendo preso viralizou nas redes sociais. Imagem: Reprodução
Papa Francisco também foi alvo de foto gerada por Inteligência Artificial. Imagem: Reprodução

As fotos enganaram muitos internautas, que depois descobriram que foram geradas artificialmente. Mas como se prevenir para não cair em “brincadeiras” como essas?

Veja abaixo algumas formas de identificar imagens criadas por IA.

Como identificar uma ‘montagem realista’?

As imagens criadas enganam quando olhamos rapidamente. A capacidade tecnológica de criar algo tão semelhante ao real faz com que seja necessário ter atenção aos detalhes. Wanderson Castilho, perito digital, falou em entrevista ao Uol sobre a importância de dar zoom para enxergar essas particularidades.

“A IA não cria características muito específicas. No caso do rosto humano, se você der zoom em uma imagem real, com boa resolução, vai notar manchas e imperfeições normais da pele. Isso não existe em uma imagem por inteligência artificial.”

Ao olhar para os detalhes, é preciso atentar para algumas falhas que geralmente ocorrem nesse tipo de imagem. De acordo com o especialista em detecção de imagens fraudadas, João Cardenuto, são eles:

  • fundo desfocado;
  • textos indecifráveis;
  • simetria do rosto;
  • partes da imagem borradas ou pintadas;
  • objetos e pele se misturando;
  • acessórios mal colocados;
  • mãos com mais dedos ou sem definição;
  • olhos sem reflexo da luz ambiente.

Sites para apoio: identifique imagens geradas por inteligência artificial

Sites podem auxiliar nessa verificação. Imagem: Reprodução

Além de observar atentamente a imagem, vendo quais itens podem estar com modificação, sites especializados podem auxiliar a desvendar esses casos.

Um deles é o Forensically, plataforma que oferece opções para ampliar a imagem e descobrir a quantidade de luz existente no arquivo.

Outro bastante comum é a busca reversa de imagens do Google, por onde é possível ver outras imagens semelhantes publicadas na web.

Com o resultado da pesquisa, é possível verificar o que está sendo falado sobre a foto em questão e conferir se as referências são confiáveis.

você pode gostar também