Vida oculta no subterrâneo: cientistas encontram enorme ecossistema no interior da Terra
Estudos recentes afirmam que existe um mundo subterrâneo secreto no qual há um rico ecossistema.
Que o planeta Terra é repleto de ambientes habitados por diversas formas de vida já sabemos. Contudo, recentemente, um grupo de cientistas descobriu que debaixo da superfície terrestre existem bilhões de micro-organismos vivos em desenvolvimento.
Acompanhe a leitura e descubra um mundo secreto e quase desconhecido na porção subterrânea da Terra.
Cientistas investigam vida no interior da Terra
Recentemente, ocorreu o encontro da União Geofísica Americana, evento durante o qual pesquisadores apresentaram suas descobertas uns aos outros.
Na ocasião, um grupo de pesquisa apresentou o seu achado referente ao subsolo da Terra. Eles afirmam que cerca de 70% de todos os micróbios do planeta vivem nessa área.
Além disso, esses micróbios compõem aproximadamente de 15 a 23 bilhões de toneladas de carbono. Isso equivale a uma massa centenas de vezes maior que todos os seres humanos na superfície combinados.
O ecossistema subterrâneo dominado por bactérias e arqueias foi nomeado como “Galápagos subterrâneo”. A descoberta e os estudos ainda são muito recentes.
Sobre esses estudos, Karen Lloyd, autora do estudo e professora de Microbiologia associada à Universidade do Tennessee, EUA, comenta:
“Dez anos atrás, tínhamos mostrado apenas alguns locais – os tipos de lugares onde esperávamos encontrar vida. Agora, graças à amostragem ultraprofunda, sabemos que podemos encontrá-los praticamente em qualquer lugar.”
Para chegar aos resultados atuais, a equipe uniu dezenas de estudos anteriores que examinaram amostras de perfurações no fundo do mar e nos continentes.
Algo que deixou os cientistas muito surpresos foi a biosfera profunda do subsolo, a qual representa quase o dobro do volume de todos os oceanos da Terra.
Mesmo com todas as condições adversas, é detectável essa variedade de vida e possivelmente elas irão prosperar. Além disso, esse novo ecossistema pode responder a muitas perguntas sobre os limites da vida na Terra e talvez até em outros planetas.
Rick Colwell, um ecologista microbiano da Oregon State University, comenta sobre esse ecossistema:
“Nossos estudos sobre os micróbios da biosfera profunda produziram muito conhecimento novo, mas também a percepção e uma apreciação muito maior de quanto ainda temos que aprender sobre a vida no subsolo.”
Em suma, tudo sobre esse mundo subterrâneo secreto ainda é um mistério e, ao longo dos estudos, provavelmente muito ainda será revelado.