‘The Last of Us’ da vida real: fungo ‘zumbi’ infecta humano pela primeira vez
Entenda o caso de um micologista indiano que foi infectado pelo fungo Cordyceps, que ficou famoso após a série 'The Last of Us'.
A série que conquistou o coração dos assinantes da HBO Max, “The Last of Us“, foi baseada em um jogo de videogame. Apesar de ter sofrido algumas alterações no roteiro, a história foi considerada uma das melhores adaptações já realizadas.
Aqueles que assistiram à série ou jogaram o game sabem que a pandemia é causada pela mutação do fungo Cordyceps. Nas redes sociais, esse fungo tem gerado bastante polêmica e discussão, inclusive muitas pessoas acreditam que algo parecido pode ocorrer no mundo atual.
E se você souber que uma pessoa contraiu esse fungo, você se desesperaria? Antes de mais nada, é necessário explicar como ele funciona na natureza.
Para quem não sabe, Cordyceps é um gênero de fungo que geralmente é um endoparasita de artrópodes. Através de seus esporos, esses fungos infectam a vítima e mantêm o hospedeiro vivo por um tempo.
De acordo com cientistas, esses fungos conseguem parasitar formigas, alterando o comportamento delas e transformando-as em zumbis.
Além disso, o fungo também afeta plantas. Ele é muito conhecido como “assassino de árvores”, visto que gera uma doença letal em vários tipos de plantas.
Nesse sentido, acreditava-se que esse fungo não afetava os seres humanos. Contudo, foi recentemente divulgado o caso de um homem infectado com o Ophiocordyceps sinensis.
Cordyceps de ‘The Last of Us’ realmente afeta humanos?
Um micologista de 61 anos, da Índia, foi aparentemente infectado pelo fungo. A doença está localizada em sua garganta. Segundo a mídia internacional, o paciente apresentou os seguintes sintomas: dificuldade para engolir, tosse, voz rouca e fadiga.
Para compreender melhor o caso, o paciente fez uma tomografia computadorizada e raios-X do pescoço. Os resultados apontam que o homem possuía um abscesso cheio de pus ao lado de sua traqueia.
Ao que tudo indica, esse é o primeiro caso de infecção desse fungo em seres humanos. O interessante nessa história é que o homem, especialista em fungos, afirmou que não estava trabalhando com essa espécie.
Todavia, por conta de sua profissão, o indiano está sempre em contato com fungos vegetais, o que explica a infecção.
Essa situação chamou atenção dos fãs da série, onde as pessoas são infectadas com esse vírus e tornam-se “zumbis“. Contudo, na realidade, esse fungo não possui a capacidade de infectar os seres humanos, como destacado na série.