Cuidado com a sua postura: por que sentar de pernas cruzadas pode fazer mal?
Cada indivíduo tem um organismo que lhe é próprio, mas, geralmente, sentar-se de pernas cruzadas causar impactos negativos a todos nós.
Quando você se senta, costuma cruzar as pernas ou não? Por mais que para muitos essa posição seja confortável, é necessário se questionar sobre quais são os reais impactos dessa postura em nossa saúde física.
Com o passar dos anos, cuidar da nossa saúde torna-se cada vez mais necessário. Por isso, compreender como atos corriqueiros podem afetar nosso bem-estar é muito importante.
Quer entender um pouco sobre as consequências que o ato de cruzar as pernas pode gerar em sua vida? Continue a leitura que lhe mostraremos o que os especialistas dizem sobre o assunto!
Cruzar as pernas faz mal à saúde?
A maior parte das pesquisas científicas aponta que cruzar as pernas na altura dos joelhos é muito pior do que na altura dos tornozelos.
De acordo com os especialistas, sentar dessa forma aumenta a pressão arterial por conta do acúmulo de sangue nas veias.
Dessa maneira, o coração passa a ter de trabalhar mais para compensar isso, podendo causar danos aos vasos sanguíneos. Por essa razão, quando aferimos a pressão arterial, é necessário manter os pés apoiados no chão.
Quais são os efeitos no corpo ao cruzar as pernas?
Nesse sentido, cruzar as pernas com frequência pode causar mudanças a longo prazo em nosso corpo, por exemplo: esse hábito pode afetar o comprimento de nossos músculos e até a estrutura óssea de pélvis.
Além disso, esse costume pode causar desapontamento da coluna e dos ombros, e ainda existe a possibilidade de a posição da cabeça ficar desalinhada por conta da mudança nos ossos do pescoço, visto que a coluna compensa para manter o centro de gravidade acima da pélvis.
Esse desequilíbrio aumenta as chances de a pessoa desenvolver escoliose (alinhamento anormal da coluna), assim como outras deformidades.
Ficar nessa posição por muito tempo e com frequência também pode causar a síndrome da dor trocantérica maior, uma condição comum e dolorosa que afeta o lado externo do quadril e da coxa.
Por outro lado, sentar-se de pernas cruzadas pode ser positivo
Mas, para algumas pessoas, essa posição pode ser benéfica. Um estudo realizado em 2016 descobriu que sentar de pernas cruzadas auxilia pessoas que possuem uma perna maior que a outra.
Portanto, sentar-se dessa forma pode ajudar a pessoa que possui esse desequilíbrio a ajustar a altura dos dois lados da pélvis, melhorando o alinhamento.