Como funciona o algoritmo do Instagram? Conhecer a rede pode melhorar seu uso
Você sabe como seus conteúdos são entregues? Confira.
Quem usa as redes sociais sabe que existem muitas nomenclaturas utilizadas dentro dos apps para definir algumas questões. E uma das mais famosas, que também causa uma grande dúvida, é o algoritmo.
É praticamente impossível você usar as redes sociais e não ter escutado sequer uma vez essa palavra. Mas nem todo mundo está por dentro do que isso possa significar ou sabe qual é a funcionalidade do algoritmo.
Por isso, vamos explicar para você entender o que é, como funciona e como isso interfere na sua navegação. Se você quiser aprender, continue a leitura.
O que é o algoritmo do Instagram?
Esse nome, que nos últimos anos invadiu a era digital, nada mais é do que uma ajuda criada pelo app para classificar o que cada usuário verá na rede social.
Por exemplo, você já viu um reels de cachorrinhos, curtiu e depois disso outros milhares de reels semelhantes foram aparecendo pra você? É porque o algoritmo do seu Instagram entendeu que você gosta desse tipo de conteúdo, então ele mostra mais a você.
E isso funciona não apenas para os reels, mas também para tudo dentro do app. Tudo o que o algoritmo entender como de sua preferência pessoal vai acabar lhe mostrando. Sejam pessoas, sejam postagens, conteúdos no explorar e o próprio reels. É uma forma adotada para que o usuário veja aquilo que interessa a ele.
Esse uso do algoritmo também foi adotado para acabar com o fluxo de postagens em ordem cronológica. Ou seja, ele classifica de alguma forma o que é mais importante para o usuário. Sendo assim, tem mais contato com o que se alinha aos desejos e gostos dele dentro da plataforma.
Como isso funciona?
Apesar de parecer um bicho de sete cabeças, a ideia do algoritmo é muito simples. Isso porque, quando você curte, compartilha ou clica em algo novo, é como se uma “instrução” fosse passada para o aplicativo e ele grava suas preferências.
Esse método é feito conforme novos conteúdos vão chegando à plataforma, onde o algoritmo faz uma análise de legendas, hashtags e publicações, cruza com as suas informações e indica o que parecer melhor.
E isso é feito por meio da relevância desses conteúdos, do relacionamento que o usuário tem (likes, comentários, compartilhamentos) e interesse do usuário naquele determinado assunto.
Muito interessante, não é mesmo? Então, agora é a sua vez: o que o algoritmo do Instagram indica para você ver na plataforma?