‘Star Wars’: Afinal, você sabe como surgiu o nome Darth Vader? Descubra aqui
Há muitas teorias a respeito desse assunto, no entanto, algumas já foram desmentidas.
Em 1977 houve o lançamento do primeiro filme da franquia de “Star Wars“, intitulado de “Star Wars – Episódio IV: Uma Nova Esperança”. A história começou quando fomos apresentados ao jovem Luke Skywalker (Mark Hamill).
Ansioso para conseguir desfrutar da mesma experiência que seus amigos ao partir para a Academia, o jovem se vê em uma situação totalmente diferente. Assim que seu tio chega em sua casa com dois robôs, uma mensagem é descoberta, esta teria sido enviada pela própria princesa Leia Organa (Carrie Fisher).
Na mensagem contava que os Jedi precisavam se unir a fim de impedir que a estrela da morte fosse desenvolvida. Então, Luke, em companhia de outros personagens relevantes para a saga, partem para impedir o plano maligno. Esse foi o começo de tudo!
Alguns anos depois, então, tivemos o privilégio de conferir “Star Wars: O Império Contra-ataca”. É no episódio cinco que vemos Luke Skywalker totalmente decidido a encontrar o Mestre Yoda para conseguir dominar a Força.
Mas ele acaba sendo pego de surpresa quando se depara com Darth Vader (David Prowse/James Earl Jones), tentando levá-lo para um lado obscuro e sombrio. E a razão para isso acontecer era exatamente porque Darth Vader era o pai de Luke Skywalker.
Agora tudo faz sentido!
Se considerarmos a história, é bem provável que Darth Vader seja de origem holandesa, uma vez que o termo “Vader” signifique “pai”. O que nos faz pensar que essa informação estava o tempo todo embaixo do nosso nariz. No entanto, após a verdade ter sido revelada, muitos fãs começaram a inventar teorias malucas.
Decididos a manter a originalidade, um dos autores de vários livros referentes a “Star Wars”, isto é, Phil Szostak começou a desmentir várias dessas ideias malucas. Segundo ele, Darth Vader não tinha nenhuma ligação com a origem holandesa ou americana.
Leia um trecho mencionado por Szostak em seu perfil oficial do Twitter:
“Para resumir, o nome ‘Vader’ apareceu meses antes de ser associado a ‘Darth’. E ‘Darth Vader’ apareceu muito antes de o protagonista ser um adolescente órfão. Então ‘pai sombrio’ sendo a inspiração ou tradução para ‘Darth Vader” não faz muito sentido.”
Mas, então, como surgiu o nome “Darth Vader”? O próprio George Lucas, produtor cinematográfico, solucionou essa incógnita. Leia:
“Ele meio que apareceu na minha cabeça, um belo dia. Eu tinha muito Darth isso ou Darth aquilo, ou Dark Lord of the Sith em mente. O primeiro nome [do personagem] era, na verdade, Dark Water. E então eu adicionei muitos nomes, como Vaders, Wilsons, Smiths, e então acabei inventando a combinação de Darth e Vader.”