O trabalho te deixa triste? Essa pesquisa pode revelar o motivo!
Uma pesquisa realizada na universidade de Harvard acompanhou pessoas por 85 anos e descobriu qual o verdadeiro motivo da felicidade!
Afinal de contas, o que nos traz felicidade? Essa pergunta foi a base para uma pesquisa da Universidade de Harvard que durou mais de 85 anos. O estudo tinha um objetivo: acompanhar a vida de 700 pessoas. E isso de fato foi realizado.
Logicamente, o estudo mudou de mãos ao longo dos anos, assim como passou a acompanhar mais pessoas. Isso porque os voluntários iniciais encontraram companheiros e tiveram filhos, que também passaram a ser acompanhados pela pesquisa – com autorização, é claro.
O estudo, que começou em 1938, monitorou o estado psicológico e físico dos participantes durante períodos de estresse e de felicidade. Foi então que o quarto diretor da pesquisa, o professor Robert Waldinger, publicou um livro utilizando as informações do estudo. Esse livro foi nomeado como “The Good Live”, ou “A Boa Vida”, em tradução direta.
Nele, Waldinger expõe que a verdadeira forma de alcançar a felicidade é através dos relacionamentos. Muitos pesquisadores antes de Waldinger e os outros três diretores da pesquisa já haviam afirmado que o ser humano é um ser social, então, a interação com outras pessoas é o que dá significado à vida.
Importante ressaltar aqui que, mesmo as relações amorosas sendo muito importantes para as pessoas, quando falamos sobre felicidade, esses relacionamentos não se resumem a somente amorosos, pois temos também as amizades e laços familiares.
Logicamente, o parceiro amoroso é aquele com quem iremos dividir boa parte de nossa vida. Porém, estes não são os únicos parceiros que temos na vida, ou que vamos ter.
Sendo assim, fica a questão: e quanto ao trabalho? Como alcançamos a felicidade em nosso trabalho?
Pesquisa sobre a felicidade e sua relação com o trabalho
Isso é bem simples na realidade. Se a conclusão da pesquisa foi que nossa felicidade vem da interação com outras pessoas, então, trabalhos que nos deixam mais próximos a pessoas queridas possuem a tendência de trazer mais satisfação.
É óbvio que muitas vezes o ambiente de trabalho é um local estressante, mas ter algum amigo/colega com quem desabafar ou reclamar de alguma situação nos traz mais tranquilidade.
Sendo assim, o oposto também é válido, ou seja, trabalhos que nos isolam socialmente vão trazer maior infelicidade. É o caso de um turno noturno sem companhia, por exemplo.
A questão apontada aqui é que, independente de sua função ou trabalho, o importante é buscar por companhia. Não é preciso que sejam muitas, basta ter alguém com quem dividir suas aflições.