Meta anuncia bloqueio de contas no WhatsApp; entenda o motivo
Empresa se posiciona sobre o uso de APKs e a quebra de termos de uso do aplicativo.
Há algum tempo, uma parte dos usuários do aplicativo de conversas mais popular no Brasil usa as suas contas em outras plataformas não oficiais.
Uma notícia recente informou o posicionamento da Meta sobre esse fato. Agora, aqueles que usam versões que ferem as regras do aplicativo sofrerão o bloqueio do WhatsApp.
Algumas contas do WhatsApp serão bloqueadas
Esses aplicativos funcionam em paralelo ao original, oferecendo as mesmas funções. Por muito tempo a empresa não se manifestou a respeito dos casos e até permitia que os usuários duplicassem as suas contas. Porém, a partir de agora, usá-los representará um risco à sua conta.
Existem muitos tutoriais na internet que explicam como adquirir e utilizar essas outras versões do aplicativo de conversas, o que mudará com o anúncio da Meta.
O WhatsApp bloqueará contas dos usuários que utilizarem aplicativos como GB WhatsApp, WhatsApp Plus, YoWhatsApp, entre outros. Todos eles apresentam funções que não pertencem ao original e dificilmente serão aplicadas a ele.
Assim, essas pessoas terão que utilizar outros aplicativos de conversa mais robustos, como o Signal e Telegram, para evitar o bloqueio do WhatsApp.
A decisão da Meta tem como base os Termos de Condições do Serviço, que indicam como violação o uso de APKs. Caso o uso seja percebido pela empresa, sua conta corre o risco de ser permanente ou temporariamente suspensa.
O uso desses APKs fora da Meta pode reduzir o nível de segurança dos usuários. Isso porque eles não são capazes de criptografar as conversas, além de não pertencer ao filtro de segurança da Meta e da Google Play Store.
Para funcionar, certamente eles utilizam um malware ou outro programa perigoso, capaz de expor os seus dados. Além do aplicativo comumente usado, o WhatsApp possui também a opção WhatsApp Business. Essas serão as únicas opções que você poderá manter em uso no seu smartphone.