Especialista responde: um simples cochilo substitui uma noite mal dormida?
Nem sempre temos uma boa noite de sono, mas será que aquele cochilo da tarde realmente pode ajudar? Especialistas explicam!
Sabemos que o sono é uma preparação natural do corpo para o dia seguinte. Segundo a ciência, o tempo adequado de um sono saudável varia entre 6 e 8 horas. Entretanto, existem sabemos que existem dias e dias e, em alguns deles, nem sempre temos uma boa noite de sono.
Seja por estarmos ansiosos, aflitos, preocupados ou muito cansados, existem vários motivos que podem atrapalhar uma boa noite de sono. Algumas pessoas podem simplesmente não dormir o tempo adequado por ficar muito tempo rolando a timeline do Instagram, TikTok ou vendo vídeos no YouTube durante a noite.
Independentemente de qual seja o motivo pelo qual você não dorme durante a quantidade de horas apropriadas, o dia seguinte te espera e todas as atividades que o envolvem também.
Então, agora você pode estar se questionando se aquele pequeno cochilo ao meio-dia, depois do almoço, realmente te ajudará a repor uma noite mal dormida e te dará a energia necessária para continuar “na ativa” durante o dia. Acompanhe a leitura abaixo para saber o que especialistas dizem a respeito.
Cochilo compensa o sono profundo?
A pesquisadora de Ciências do Sono da Universidade de Massachusetts Amherst, Rebecca Spencer, afirma que o sono ao meio-dia é muito benéfico e pode realmente trazer benesses à saúde, mas que, apesar disso, ele não substitui uma boa noite de sono.
Se você trabalha em grande parte do dia, está cansado e tem um intervalo de 30 minutos, isso pode ser o suficiente para um cochilo que pode revitalizar o seu corpo. Embora ele não substitua uma noite inteira de sono, ele já ajuda seu corpo a se manter firme pelo restante do dia.
Por sua vez, Molly Atwood é uma psicóloga clínica e pesquisadora de Medicina Comportamental do Sono na Johns Hopkins Medicine. Sobre a questão, ela afirma que:
“Quando você não teve uma boa noite de sono, cochilar pode realmente ajudar a melhorar coisas como tempo de reação e memória se você precisar trabalhar.
E se você costuma trabalhar durante o dia, por exemplo, uma soneca de 20 a 30 minutos pode restaurar o estado de alerta sem deixá-lo ‘grogue’ ou atrapalhar seu sono na noite seguinte.”
Entretanto, dormir mal de propósito, acreditando que o cochilo poderá resolver todos os problemas no outro dia, não é um bom pensamento. Um estudo feito com moradores dos EUA que não dormem as setes horas de sono ou não têm uma rotina do sono diária mostrou resultados chocantes.
Doenças como pressão alta, obesidade, diabetes, derrame e até mesmo doenças mentais, emocionais e cardíacas estão associadas ao tempo incorreto de sono.
Isso porque dormir o tempo adequado de sono é importante para o corpo e, quando temos um sono insuficiente, podemos desenvolver problemas de saúde e deixar nosso bem-estar em risco. Confira a seguir os motivos disso.
Estágios do sono
O sono tem quatro estágios e o tempo que gastamos em cada um deles também é muito importante, afirma Rebecca Spencer. Ela explica que cada estágio (ou ciclo de sono) dura cerca de 90 minutos.
Os dois primeiros ciclos são leves e relaxam os músculos do corpo, diminuem os batimentos cardíacos, a respiração e abaixam a temperatura basal. Já o terceiro estágio é quando ocorre um sono profundo, que trabalha em reconstruir e reparar músculos, ossos, tecidos do corpo e o sistema imunológico.
A partir disso, já dá para perceber a importância de garantir um bom sono, certo? Por fim, o último estágio é chamado de REM, quando nossos olhos ficam velozes.
Este é o momento em que podemos sonhar e quando armazenamos nossas memórias, regulamos o humor e melhoramos nossa habilidade de aprendizado.
Por conta de todos esses motivos, os cochilos não são capazes de compensar os estágios do sono e não podem repor o que você perdeu.
Podemos até ter noites ruins de sono – isso é muito comum –, mas, quando se torna rotina dormir mal, podemos estar caminhando direto para uma série de problemas de saúde.
Não dormir corretamente afeta todo nosso desempenho, então se você tem uma noite ruim e cochila apenas alguns minutos durante o dia, você pode ficar ainda mais desanimado, confuso e sem forças.
Afinal, tirar ou não um cochilo?
Segundo Atwood, o cochilo pode ser fundamental para pessoas com profissões que funcionam por escala, por exemplo: vigias, médicos, pilotos, comissárias de bordo ou até mesmo para idosos, que estão constantemente quebrando o ciclo correto do sono.
Mas uma coisa verdadeira que se popularizou entre as pessoas é que cochilos maiores do que 30 minutos durante o dia interferem no sono do dia seguinte. Então, nunca ultrapasse esse limite se você precisar cochilar!
A psicóloga ainda aconselha que pessoas com problemas para dormir podem procurar um médico especialista no assunto o quanto antes.
Assim, ao invés de recorrer a medicamentos, você receberá um tratamento que te ajude a reequilibrar seu sono sem induzi-lo sempre com substâncias.
Obter o descanso adequado é muito importante para o bem estar de qualquer pessoa. Por isso, se você não tem dormido bem, não espere que a situação se prolongue demais até que nada de diferente possa ser feito. Procure um médico especialista na área o quanto antes!