Minecraft e a evolução dos games sandbox
A origem dos games no estilo "sandbox" no Famicom
Já se perguntaram qual foi o primeiro game sandbox lançado? E se eu te disser que não foi Minecraft e muito menos SimCity.
Hoje vou mostrar à vocês que o estilo é mais antigo que vocês pensam! Muitos e muitos anos antes de Minecraft.
Apesar de eu focar nos games do Nintendinho velho de guerra, há registros históricos de games com a mesma temática anterior aos consoles caseiros, que devo comentar numa outra ocasião.
Para começar a reportagem, vamos então determinar os parâmetros para chamar um game de sandbox, que vai muito além do que vemos em Minecraft.
O primeiro parâmetro é seguir o termo ao “pé da letra”, ou seja, o termo sandbox significa caixa de areia que é muito comum nos Estados Unidos e é basicamente uma caixa com areia para as crianças brincarem, fazendo seu próprio mundinho naquela porção de areia. Então, um jogo sandbox é basicamente um “quadrado” para você fazer o que bem entender dentro dele.
O segundo parâmetros é que “mundo aberto” não é sandbox, só é um mundo maior que uma simples caixa de areia. Em outras palavras, para ser sandbox, não precisa ser “Openworld” e muito menos ser 3D!
E o terceiro e último parâmetro é que o objetivo final do sandbox, por mais engessado que seja, não faz diferença, até porque em teoria, todo e qualquer sandbox possui sempre um objetivo primordial que é sobreviver ou chegar ao fim sem perder para os seus próprios desafios ou para os desafios propostos pela programação do game.
Definidos os parâmetros, vamos à Lista.
Lode Runner
O primeiro jogo que recebe o status de sandbox – décadas antes de Minecraft – é o Lode Runner da Hudson Soft
O jogo conta a história de um “Runner” que foge de uns “robozinhos” azuis (ou ninjas, já que a resolução do game antigo não dá muita pista do visual real desses troços) que roubam o ouro da fase e só se aproximam de você e você morre! Simples assim. O negócio é que o game naturalmente conta com 60 fases e um “editor de fase” que te permite criar seu próprio desafio.
Ahhhh! No final da reportagem tem um vídeo da Telegal TV onde eu falo uma curiosidade sobre esse jogo.
Nuts & Milk
O segundo jogo dessa lista é Nuts & Milk, também da Hudson Soft (ao que me parece, a Hudson Soft estava bem a frente do seu tempo).
A história do jogo é de um “casal de “coisas” (Que eu chamava de fusquinha, tem pés que parecem rodas e mesmo quando estão de lado os pés permanecem de frente para a câmera, se assemelhando ainda mais à “joaninha”) que precisam passar por desafios de uma fase que possui inimigos, buracos e uma série de obstáculos que o impede de chegar à casa do seu “amor”.
Assim como Lode Runner, Nuts & Milk possui 60 fases regulares e um editor de fases.
Excitebike
O terceiro é praticamente uma “corrida de chapinha” virtual e eu estou falando de Excitebike da Nintendo.
O jogo é basicamente um game de “motocross” com um editor de pistas. O grande diferencial desse game para os demais é que você podia salvar suas criações para jogar numa outra ocasião. O único inconveniente é que para fazer isso você precisaria de um gravador de fita cassete exclusivo para o Famicom (o Nintendinho japonês).
O game veio para o ocidente com a opção de salvar as pistas, porém não era possível salvar pelo NES, isso porque a Nintendo até tinha planos de criar um acessório semelhante ao Famicom data Recorder para o NES, porém o plano foi abandonado e os jogos que usavam esse recurso que já estavam no ocidente simplesmente não funcionam (pelo menos a opção de salvar não funciona).
Battle City
O próximo game é o Battle City (Também conhecido como Battle Tank, Tank A, Tank B, Tank C, etc. E não me pergunte o motivo de tantas versões do mesmo game, que inclusive possuem cartuchos “oficiais”). O jogo da Namco é um clássico que teve suas raízes jogos como Tank Attack do velho Atari.
Joguinho tradicional de guerra de tanques em que você precisa defender sua base e não morrer! O jogo conta um editor de fase super completo.
Wrecking Crew
O último da nossa lista é o Wrecking Crew da própria Nintendo.
O jogo é o precursor do famoso Super Mario Maker literalmente! Isso porque o jogo conta com um Mario construtor, usando capacete de obra e tudo mais!
No jogo, o Mario está atuando no ramo de construção civil e ele precisa demolir coisas e evitar que criaturas bem esquisitas o atrapalhem, além de um concorrente que se chama Spike (mas visualmente ele é a cara do Wario, o que pode acabar sendo na verdade a inspiração para o Wario que todos nós conhecemos). O jogo conta com um editor de fases e tem o mesmo nível de liberdade que o LODE Runner nos dá.
Confira aqui o vídeo em que falamos dos precursores do Sandbox nos consoles.
E estes são os precursores do sandbox (pelo menos na Nintendo). Ficou faltando algum? Você lembra de outros jogos com a mesma temática? Comenta aqui no post ou lá na Telegal TV, se houverem muitos jogos, podemos fazer um outro vídeo só com os novos jogos que vocês comentarem.