Contra monopólio da Sony, senadora critica o conflito pela compra da Blizzard
Durante o comitê de finanças, Cantwell discute as atualizações do mercado de videogame.
Recentemente, surgiram novas atualizações sobre a briga entre a Sony e a Microsoft. O conflito surgiu porque ambas as empresas estão interessadas na compra da Activision Blizzard. Até o momento, a proposta de compra mais alta gira em torno de US$ 69 bilhões. Contudo, a senadora de Washington questionou o resulto da ação para os comerciantes dos EUA.
Aquisição da Activision gera discussões nos EUA
O conflito teve continuidade nos tribunais quando a senadora Maria Cantwell, democrata, comentou sobre o monopólio da Sony no mercado de jogos.
A representante do estado de Washington solicitou a comissão de comerciantes dos EUA para debater mais sobre as negociações do Japão. O posicionamento da senadora aconteceu durante a audiência do comitê de finanças.
Na ocasião, ela comentou:
“Me disseram que a Sony controla um monopólio de 98% do mercado de jogos de última geração, mas o governo do Japão permitiu que a empresa se envolvesse em conduta anticompetitiva flagrante por meio de acordos exclusivos e pagamentos a editoras de jogos, estabelecendo games que estão entre os mais populares no Japão.”
Outro ponto abordado é a ausência de investigação da Comissão Federal de Comércio do Japão. Katherine Tai, representante comercial dos EUA, respondeu ao questionamento sobre o campo de jogo nivelado:
“Isso é novo para mim, mas deixe-me deixar isso para trás e eu ficarei feliz em acompanhar você e sua equipe.”
A discussão, além de envolver a indústria de games como um todo, também representa relações diplomáticas e o comércio internacional.
Embora os políticos não sejam especialistas no assunto, os sinais de monopólio no mercado de videogames, são importantes de serem questionados e investigados.
Em números, o mercado japonês possui 98% dos jogos high-end. Porém, no mercado global, a Sony não possui essa porcentagem e sim aproximadamente 30%. Mais de 96% das estatísticas de Steam para PC são da plataforma Windows.
Por isso, as atualizações sobre a briga entre a Sony e Microsoft apontam diversos pontos a serem analisados antes de apontar um “monopólio” do mercado japonês.