Diferença entre mangá, manhwa e manhua é mais simples do que você pensa; entenda aqui

Nomenclaturas podem causar confusão.

Se você acompanha assiduamente a cultura asiática, desses de consumir tudo o que eles produzem, já deve ter se deparado com os termos mangá, manhwa e manhua. São nomes bem comuns para quem está inserido nesse tipo de cultura.

Entretanto, pelas nomenclaturas serem bem parecidas, podem gerar algum tipo de confusão. Então, você não sabe ainda diferenciar mangá, manhwa e manhua? Não se preocupe, porque hoje vamos te explicar a verdadeira diferença entre cada um deles. Assim, você pode aprender e nunca mais confundi-los. Vamos lá?

Qual é a REAL diferença entre mangá, manhwa e manhua?

Antes de mais nada, para você começar a notar as diferenças entre cada um, vamos começar explicando suas origens. O mangá vem do Japão, enquanto o manhwa é coreano e o manhua pode vir da China, Taiwan ou Hong Kong.

Mas, o mais interessante é que as palavras mangá e manhwa derivam de manhua, que significa algo como “esboços improvisados”.

Sabendo disso, você já tem uma base para diferenciar um do outro, correto? Mas calma que tem mais ainda por vir. Isso porque esses termos eram usados para tudo o que envolvia HQs e Graphic Novels no geral. Entretanto, com a popularização, os termos começaram a se fixar em cada país para melhor entendimento.

Então, mangá se refere aos lançamentos japoneses. Já os manhwa são aqueles que são lançamentos coreanos. E, por fim, o manhua representa os trabalhos chineses e tailandeses. Ou seja, cada país agora teve sua divisão para ficar mais fácil compreender.

Então, quando te perguntarem as diferenças de um para o outro, você pode explicar que isso se dá, principalmente, pelos países em que cada um é lançado. Claro que os mangás são os mais celebrados e conhecidos, entretanto, com o fato da cultura asiática se popularizar cada vez mais, o manhwa e o manhua também estão ficando mais no mainstream.

Você sabia que a principal diferença entre esses três eram os países de origem? Conta pra gente nos comentários!

você pode gostar também