Terremotos na América Latina: entenda o motivo dos abalos sísmicos recentes
No sábado (18), terremotos que atingiram a América Latina deixaram ao menos 14 mortos. Infelizmente, tremores são comuns na região.
[Atenção: esta matéria contém conteúdo sensível.]
No último sábado (18), ao menos cinco países da América Latina foram atingidos por fortes tremores: Argentina, Chile, Equador, México e Peru.
Os tremores registrados apresentaram diferentes intensidades nos cinco países, sendo que os dois mais afetados foram Equador e Peru. Quanto ao último, registrou o mais forte tremor de todos, alcançando a marca de 7,0° na escala Richter.
Ainda que tenha registrado os mais fortes tremores, foi apenas no Equador que houve vítimas fatais e com ferimentos variados. Esses terremotos deixaram no país, até o momento, 14 mortos e mais de 160 feridos.
Mesmo que o Peru tenha registrado o terremoto mais forte, o que atingiu o Equador estava apenas 0,3° abaixo, portanto, 6,7° na escala Richter.
Ao todo, nos cinco países, a soma chega a mais de 20 tremores nas últimas 72 horas, todos acima de 3,0°. Mesmo com a enorme quantidade de casos e a destruição causada pelos tremores, até o momento, apenas o Peru registra vítimas feridas ou fatais.
A seguir, você pode conferir um vídeo gravado no momento do tremor. Mesmo que o vídeo não apresente feridos, ressaltamos que ainda assim é um conteúdo sensível para algumas pessoas.
🇪🇨 Momento em que terremoto de magnitude 6.9 atinge o Equador. pic.twitter.com/7Chk2heUpi
— Prof Danuzio Neto | OSINT Geopolítica Atualidades (@danuzioneto) March 18, 2023
Por que há tantos terremotos na região?
Muitas pessoas, mesmo que tenham terminado a formação no Ensino Fundamental e Médio, acabam desconhecendo ou se esquecem de uma região muito importante do mundo, o Círculo de Fogo. Muitos talvez se lembrem do famoso filme de robôs e monstros gigantes. Acontece que a produção foi inspirada na região.
Conforme podem perceber pela imagem logo abaixo, a região do Círculo de Fogo é imensa e compreende muitos países, todos costeiros do oceano Pacífico. Não entraremos em detalhes aqui, mas o oceano Pacífico justamente possui esse nome por estar em “extinção”.
A movimentação de praticamente todas as placas tectônicas que o circundam está acontecendo em direção ao centro do oceano, portanto, pouco a pouco o seu leito está sendo consumido.
Esse processo gera, conforme pode ser conferido na imagem, uma enorme quantidade de fossas oceânicas, que, por sua vez, são responsáveis por uma grande quantidade de tremores e terremotos, devido ao choque entre as placas tectônicas. Por isso, então, o número elevado de tremores nesses países nos últimos dias.