O que é Pirâmide de Maslow e como ela influencia sua vida?
Criada por Abraham Maslow, essa pirâmide mostra as necessidades do ser humano e é toda dividida em importantes categorias.
Embora muitas pessoas ainda não estejam familiarizadas com a Pirâmide de Maslow, ela pode falar muito sobre nós e o quanto podemos mudar a nossa vida, mesmo que outros fatores possam influenciar na hora de colocar essa teoria em prática.
A Pirâmide de Maslow provém de uma vertente da psicologia, a qual é chamada de Psicologia Humanista. Ela normalmente bate de frente com alguns pensamentos desenvolvidos pela Psicanálise e o behaviorismo – teorias que afirmam que nosso comportamento, em grande parte, flui naturalmente de forma inconsciente.
Como a Pirâmide de Maslow influencia a minha vida?
Você deve estar se questionando como a pirâmide de Maslow pode interferir na sua vida. Para responder isso, basta ver como ela foi pensada.
Abraham Maslow, criador da ideia, acreditava que o ser humano tem determinadas necessidades e então ele as colocou em categorias.
Como podemos ver na imagem acima, a base da pirâmide é apenas composta por pontos essenciais para o ser humano, por exemplo: comer, dormir, beber água, ir ao banheiro e se relacionar.
Em seguida, vêm outros pontos de necessidade humana, como a segurança e o bem-estar, além de uma vida financeira equilibrada.
Já o terceiro nível da pirâmide é reservado para as pessoas que amamos ter por perto, como amigos, familiares e até mesmo nossos cônjuges.
No quarto nível temos a famosa necessidade de sermos reconhecidos e admirados pelo que fazemos. A autoestima também pode ser listada nesse nível. Por último, está a realização pessoal e a satisfação de olhar para trás e ver que conseguiu chegar no lugar que queria.
Na nossa vida real, essa visão é muito utilizada por pessoas que desenvolvem trabalhos com marketing, pois conseguem encaixar o nível de necessidade que o seu produto pode ter na vida dos consumidores de acordo com a pirâmide.
Mas, há quem ache que essa visão é algo ultrapassado e que apenas tinha a ver com a época de sua criação. Outro ponto válido é que muitos se autossabotam e acabam não atingindo o nível que querem chegar – o da realização pessoal.