Café faz mal? Conheça os efeitos colaterais do consumo excessivo da bebida
Descubra como a cafeína afeta seu organismo e veja o quão necessária pode ser a diminuição de seu consumo.
Há muitas pessoas que adoram tomar café diariamente, isso é um fato. Contudo, seu consumo em altas quantidades pode acabar acarretando algumas complicações na saúde do indivíduo. Por essa razão, trouxemos informações comprovadas sobre quais são os efeitos colaterais do consumo excessivo dessa bebida tão popular.
O café possui várias particularidades, o que afeta de forma diferente e individual cada pessoa que o consome em excesso. Algumas dessas reações incluem a falta de sono, a necessidade de ir ao banheiro, dor de cabeça ao passar um longo período sem consumo, isso sem falar sobre aquelas pessoas que ficam extremamente cansadas.
Mas há uma bela razão para isso acontecer: a cafeína. Ela é a responsável por gerar diferentes sintomas, dependendo do organismo de cada um. Quer conferir algumas informações essenciais sobre o consumo do café e como ele pode afetar nossa saúde? Então, continue lendo!
1. Café causa insônia
O primeiro ponto que gostaríamos de ressaltar é que, para um determinado grupo de pessoas, o consumo de café pode causar insônia. Porém, nem todos são afetados por isso.
Mas, quanto a aqueles que acabam ficando sem sono, os médicos indicam que o correto é consumir a bebida apenas até as 18h. Ao passar disso, pode ser que você fique sem sono à noite.
Então, na hora de consumi-lo, avalie se você irá realmente precisar ficar acordado, devido a algum trabalho ou projeto, por exemplo. Caso não haja nenhum motivo em específico, evite o consumo.
2. Refluxo na gravidez
Agora, um recado especialmente para as grávidas: tomar café em excesso na gestação pode deixar os sintomas ainda mais fortes do que o comum. Então, se você já possui muito enjoos, é possível que ao ingerir grandes quantidades de café, eles possam ser potencializados.
Outro sintoma que pode ser ainda mais frequente é o refluxo. Então, os especialistas dessa área recomendam que, durante a gravidez, sejam consumidas no máximo duas xícaras de café com leite por dia.
3. Café pode piorar a gastrite
Em terceiro lugar, há um questionamento que recorrentemente é feito: café pode causar gastrite? Bom, a resposta para essa pergunta é “não”. Porém, é bom deixar claro que, segundo os especialistas, ele ajuda a intensificar a queimação que você sente no estômago ao consumi-lo em excesso.
4. Pode piorar a dor de cabeça
Além da gastrite, outra dor que o café pode deixar muito pior é a dor de cabeça. Isso pode ser apenas temporário, mas se tomado em grandes doses, é possível que sua cabeça comece a doer ainda mais.
5. Café pode contribuir para a ansiedade
O consumo excessivo pode, sim, interferir no aumento da ansiedade. Contudo, esse ponto é válido apenas quando a pessoa já possui algum transtorno. Por outro lado, quando consumido na quantidade certa, o café pode se tornar um grande aliado para a prevenção dessa condição.