ROUBO de contas é a principal causa de fraudes digitais no Brasil, aponta estudo
Em recente relatório da AllowMe, 72% das fraudes digitais no Brasil são causadas por roubo de contas e dados.
Desde que os celulares surgiram e os bancos e outras agências de finanças passaram a utilizá-los para contatar os clientes ou para que sejam contatados por eles, houve um aumento nos golpes e nas fraudes.
Com a difusão das novas tecnologias da informação e o surgimento de aplicativos bancários, infelizmente, esses golpes aumentaram. Provavelmente, você já ouviu falar sobre eles ou conhece alguém que caiu nessa armadilha.
Se sim, sabe que geralmente esses golpes envolvem alguém entrando em contato com o usuário e passando-se por agentes bancários.
Caso o usuário caia na mentira, eles solicitam a confirmação de dados e até mesmo senhas, logicamente utilizando-os para furtar dinheiro da vítima.
A falha nessa ação acontece quando há o conhecimento das pessoas sobre os golpes, ou o quando o usuário percebe que não está falando com um agente bancário, desmascarando-os.
Em razão disso e do aumento das tecnologias, os golpes mudaram e passaram a e-mails ou mensagens com links fraudulentos.
Esse link serve como hacker dos aparelhos nos quais são abertos, permitindo aos criminosos acesso às senhas e aos dados pessoais do usuário, que são utilizados para roubá-los.
Aumento das fraudes digitais no Brasil
Recentemente, por meio dos dados do relatório da empresa AllowMe, descobriu-se que cerca de 72% das fraudes digitais no Brasil são decorrentes do roubo de contas. Além do que explicamos no início, sobre as fraudes que ocorrem por conta de golpes via e-mails e mensagens.
Há também os golpes que ocorrem por meio de sites falsos. Neles, o usuário vai realizar o pagamento de uma conta, por exemplo, achando que aquele site, que é exatamente igual ao original, é seguro.
Portanto, é importante atentar-se a links no momento que vai acessar uma página. De acordo com os dados, o número de registros de fraudes que ocorrem na internet é cerca de três vezes maior que os outros meios.
No relatório, Lívia Soares, diretora de receitas da AllowMe, instrui os usuários sobre a importância da educação digital, seja para pessoas físicas, seja para empresas. Isso a fim de assegurar a proteção de dados dos usuários.
“A educação para a segurança digital é o primeiro passo para um ambiente virtual mais seguro, tanto para empresas, como para nossos cidadãos.”