Futuro sustentável: matéria-prima vegetal agora pode produzir peças de carro
As iniciativas para diminuir os resíduos no meio ambiente já começaram.
A poluição industrial é um dos males do século, e a liberação de gases tóxicos nocivos é uma das coisas mais preocupantes quando se fala de aquecimento global.
No entanto, ainda é possível ter uma indústria sustentável ao utilizar matéria-prima reciclada. Acompanhe a leitura e saiba mais sobre os carros sustentáveis.
Novas peças e acessórios
Para avançar na sustentabilidade e realmente fazer a diferença, a indústria de automóveis já vem empregando uma alternativa para a fabricação de suas peças e acessórios antipoluição.
Para influenciar positivamente, fábricas de todo o mundo já começaram a utilizar fibras vegetais (origem natural). Além de permitir uma melhor decomposição, é possível reutilizar esse material que seria jogado fora.
UNESP e Volkswagen juntas nessa missão
Em agosto do ano passado, a Universidade Estadual Paulista se aliou à Volkswagen do Brasil para colocar em prática esse novo jeito de produzir automóveis.
Os responsáveis por esse projeto são Ivana Cesarino, coordenadora do Laboratório de Bioprocessos e Biotecnologia, e Alcides Leão, engenheiro agrônomo. Para isso, o projeto tem previsão de duração de 18 meses.
Ao final do tempo, é esperado que se tenha novas peças sustentáveis para reduzir a produção de plástico (que é de origem fóssil). Além disso, a eficiência também é algo a ser testado.
Afinal, a peça ficará mais leve e tornará o carro econômico, já que um carro menos denso utilizará menos combustível.
Quais fibras podem ser utilizadas?
Há décadas, Alcides Leão investigou o potencial do uso da fibra de curauá (Ananas erectifolius). A planta é uma bromélia nativa da floresta amazônica e se assemelha muito com a babosa ou o capim-limão.
No entanto, a Volkswagen não encontrou um fornecedor para a fibra, e o projeto acabou sendo engavetado. Atualmente, os materiais mais visados para dar continuidade são coco, juta, sisal e bambu.
Brasil como berço da tecnologia
Felizmente, o Brasil tem grande vantagem na tecnologia de produção com fibras vegetais. Dessa forma, ele se torna um grande líder no processo de produção.
Isso ocorre porque o nosso país está entre os grandes fornecedores dessa matéria-prima, já que estamos sempre exportando muitas frutas e vegetais. Com isso, nós colocamos em evidência para aqueles que se interessam.