YouTube revela fim dos anúncios de sobreposição para desktop a partir de abril
Aqueles anúncios chatos ou em formato de gifs que invadem os vídeos e te forçam a esperá-los desaparecer, enfim estão chegando ao fim no YouTube, e para alegria de todos será muito em breve. Veja quando!
Essa é a notícia que todo usuário do YouTube gostaria de ouvir – e ouviu! A partir do dia 06 de abril, o YouTube não irá mais usar os “anúncios de sobreposição” na exibição de seus vídeos para os usuários de desktop.
Segundo o comunicado da empresa, essa mudança virá para melhorar o desempenho e experiência do espectador, em busca também de fazer uma sutil mudança no engajamento para formatos de anúncio.
“A partir de 6 de abril de 2023, o formato de anúncio ‘overlay ads’ não aparecerá mais no YouTube para ajudar a melhorar a experiência do espectador e mudar o engajamento para formatos de anúncio de melhor desempenho em computadores e dispositivos móveis” — Declaração retirada de um fórum de ajuda do YouTube.
Fim dos anúncios de sobreposição
Esses anúncios encarados pelos usuários como incômodos só aparecem em computadores, e por isso, serão removidos pelo Google. A extinção desses anúncios, no entanto, fortalecerá outros formatos, e até mesmo vai encarecê-los financeiramente para suprir os anúncios tirados do ar.
No ano passado, já começaram a ser exibidos “bumper ads” que contém apenas 6 segundos de duração, e não mencionam conteúdos mais leves. Mesmo contendo apenas 6 segundos, eles também não foram bem recebidos pelo público, mas são muito melhores que anúncios longos.
O novo formato tem um impacto positivo para os criadores de conteúdo. Embora ainda não esteja claro o que será colocado no lugar desses anúncios, é evidente que a plataforma está pensando em estilos diferentes para substituí-los.
Até 06 de abril de 2023, os pop-ups devem desaparecer do YouTube para dar lugar às novas possibilidades que estão sendo pensadas pela plataforma. Uma dessas possibilidades é a introdução de links diretos nos vídeos que levam para lojas virtuais e efetuam a venda.
Assim, os youtubers vão poder oferecer documentos, arquivos PDF, imagens e outras mídias relacionadas a conteúdos didáticos, sejam esses em formatos de brinde, ou para quem quiser efetuar as compras.