Bancos tradicionais ou digitais: qual é mais confiável? Veja o que uma pesquisa revelou sobre ambos
De um lado, a praticidade de fazer tudo de casa. Do outro, a perda da comodidade, já que é preciso enfrentar filas. Qual dos bancos você utiliza mais? Os digitais ou os tradicionais? O resultado dessa pesquisa vai te surpreender!
De acordo com uma pesquisa divulgada pelo RADAR Febraban, os brasileiros ainda preferem os bancos físicos aos bancos digitais promovidos pelas fintechs.
A pesquisa feita em parceria com o instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE) mostra que 59% dos entrevistados se sentem mais seguros usando serviços bancários tradicionais. Enquanto isso, 57% dos entrevistados afirmaram confiar mais nas empresas de tecnologia financeira.
Quando feita a avaliação da confiança nas operações financeiras oferecidas pelas instituições físicas ou digitais, a resposta permaneceu em um empate, com 32% afirmando que há uma desconfiança.
Enquanto isso, os bancos digitais apresentaram um crescimento positivo no início de 2021.
Fintechs e público Jovem
Muitos cientistas já têm visto que, em breve, as fintechs vão alcançar uma porcentagem maior que as instituições bancárias físicas, isso porque a modernização e a adaptação entre as gerações são algo que não pode ser evitado ou impedido.
Diante desse fato, o cientista político e presidente do Conselho Científico do IPESPE, Antônio Lavareda, afirmou:
“Os bancos têm mantido estáveis os seus patamares mais altos de confiança ao mesmo tempo em que se movimentam para se adaptar às novas tecnologias” — Antônio Lavareda
O público jovem, no entanto, está sempre se associando e confiando em bancos digitais, com uma estimativa de que 71% dos jovens entre 18 e 24 anos preferem esses bancos.
Mesmo assim, ainda existem alguns jovens que resistem aos bancos digitais e ainda usam os bancos tradicionais. Esse é o caso de 70% dos jovens que participaram da pesquisa. Esse número foi surpreendente, já que superou os entrevistados da faixa de 60 anos, que afirmaram preferir os bancos tradicionais.
No momento, entretanto, como uma resposta concreta da pesquisa, as fintechs perderam por pouco para os bancos tradicionais.
Ainda assim, acredita-se que em breve tanto jovens como idosos estarão utilizando mais os bancos digitais, haja vista alguns idosos estarem tentando se modernizar e se adaptar aos costumes juvenis da geração Z, acreditando que as coisas nesse mundo jovem funcionam muito mais facilmente.