Em conjunto com a Nokia, Nasa pretende levar internet móvel à Lua
A nova parceria entre as duas empresas pretende, ainda neste ano, instalar 4G na Lua. Isso acontece para facilitar a comunicação com a Artemis.
Estamos a poucos passos da aplicação do 5G, uma tecnologia muito aguardada e que promete aumentar em muito a velocidade de dados móveis.
Contudo, enquanto na Terra o 5G está chegando agora, a Lua está com promessas de receber o 4G. Isso mesmo que você leu, a Lua, o satélite natural da Terra, terá um serviço de dados móveis com 4G.
Mas, afinal, o que está acontecendo? Resumidamente, a Nasa pretende muito em breve levar novamente seres humanos para o solo lunar, isso por meio da missão Artemis.
Atualmente, já lançaram a Artemis I, no entanto apenas continha manequins para captar os impactos no corpo humano. A intenção da agência espacial é, em 2024, levar com sucesso seres humanos para a Lua, por meio da Artemis II.
Enquanto isso, um ano depois, a Nasa pretende levar instalações que permitam a permanência de seres humanos no satélite por mais tempo.
Portanto, em conjunto com a Nokia, a sua ação para a instalação de internet móvel é muito importante para facilitar a troca de informações entre a Terra e a Lua.
Como funcionará a internet na Lua?
A rede que será montada em solo lunar tem como base a rede de banda LTE, a qual proverá internet 4G para os astronautas, as bases e os veículos. De acordo com o que divulgaram ambas as empresas, a rede móvel se estenderá por aproximadamente 5 km.
Com isso, será possível que os astronautas possam trocar mensagens de texto e voz, enviar imagens e até realizar chamadas de vídeo. A proposta inicial é que também seja possível realizar streamings em tempo real para compartilhar com o mundo o que se encontra na Lua.
Contudo, existem alguns obstáculos que devem ser levados em consideração. Até o momento, realizaram testes controlados para simular a superfície lunar. No entanto, sabe-se que as temperaturas são extremas, algo incapaz de ser simulado na Terra.
Além disso, há a questão do aterramento realizado na Terra para evitar que circuitos queimem devido à intensidade da carga elétrica, o que não é possível no solo lunar. Por conta disso, a Nokia tem vários desafios a superar antes de conseguir implantar a rede com sucesso.