Asteroide causa alvoroço por risco de colisão com a Terra; saiba mais
Caos geral na internet! Recém-descoberto asteroide, chamado 2023DW, foi imediatamente colocado na lista de possíveis colisões com a Terra.
Nos últimos dias, uma notícia causou muita preocupação entre os internautas. Todo esse alvoroço está relacionado ao asteroide 2023DW, o qual foi recentemente descoberto pela ESA (Agência Espacial Europeia). Quase que imediatamente, o asteroide entrou para a lista de objetos celestes com possibilidade de acertar a Terra.
Como as pessoas na internet raramente se informam de maneira adequada acerca dos assuntos antes de sair espalhando o caos na rede, o assunto transformou-se em medo para muitos.
No entanto, como qualquer outra informação encontrada em sites duvidosos ou pelas redes sociais, é importante averiguar os fatos. O que acontece é que a maioria dos asteroides recém-descobertos é catalogado na lista de potenciais perigos, que conta hoje com cerca de 1.400 objetos.
Isso acontece devido à falta de informações, ou à pequena quantidade de cálculos feitos, devido à recém-descoberta. Além disso, existem milhões – ou até mesmo bilhões – de objetos na órbita do nosso sistema solar, uma boa quantidade deles oferecendo algum tipo de risco de choque com o planeta.
2023DW e seu risco de colisão
O que acontece é que, matematicamente falando, mesmo 0,00000000000000…001% ainda é uma chance. Então, é necessário ter muito cuidado com a interpretação de dados ou textos.
Em relação ao 2023DW, foi estimado que o asteroide possui 0,14% de chance de choque com a Terra em fevereiro de 2046. Por meio da mais básica matemática, existem 99,86% de chances do objeto não se chocar contra o nosso planeta, e os dados apenas começaram a ser calculados.
Sendo assim, até o momento, a chance de choque é extremamente baixa, e ainda pode vir a ser considerada como nula com o decorrer das pesquisas.
Com pouco mais de uma semana da descoberta do asteroide, a sua trajetória ainda está sendo estudada pelo Centro de Coordenação de Objetos Próximos (NEOCC) da ESA, e novas notícias sobre o seu risco de colisão podem ser atualizadas na lista de objetos com chance de impacto.
Quanto a onde o objeto poderia cair, caso acontecesse, o astrônomo Pietro Sicoli publicou no dia 2 de março em seu Twitter os locais de possível choque. Na publicação, o cientista escreveu:
“#2023DW. Com apenas 3 dias de arco, encontrei cerca de 1 em 400 chances de impacto em 14 de fevereiro de 2046 (JPL 1/770). Com certeza essa possibilidade logo será descartada, porém, como exercício, calculei onde o asteroide poderia cair caso essa possibilidade ocorresse.” (Traduzido pelo Twitter).
#2023DW. With just 3 days of arc, I found about 1 in 400 chance of impact on Feb. 14, 2046 (JPL 1/770). Surely this possibility will soon be ruled out, however, as an exercise, I calculated where the asteroid might fall if this possibility occurred. pic.twitter.com/ldlSYJMvMz
— PS (@Piero_Sicoli) March 2, 2023