ALERTA científico: fim do ciclo solar pode prejudicar comunicação na Terra
Intensificação das ondas do Sol pode causar danos nas comunicações da Terra.
Os cientistas estão em constante realização de pesquisas e estudos para compreender os acontecimentos do Universo e como impactam a vida na Terra. Um dos conhecimentos é de que o Sol finaliza o Ciclo Solar a cada onze anos, o que determina diferentes fenômenos que acontecem por conta do comportamento das ondas solares.
Ao final desse período, o Sol atinge o Máximo Solar. É nesse momento que as ondas ficam ainda mais intensas e podem afetar as comunicações no planeta Terra.
Como o fenômeno atinge a Terra
A mudança na intensidade das ondas solares pode atingir comunicações que se propagam pelo ar. Para exemplificar, é possível pensar nos sinais de rádio: para que cheguem ao destino, precisam ser refletidos na ionosfera.
Com o Máximo Solar, as partículas solares atingem essa camada, o que prejudica o processo de envio e recebimento das ondas radiofônicas.
Além do rádio, outras tecnologias são afetadas, entre elas os equipamentos para monitoramento do tempo, GPS de aviões, comunicações via rádio e os transformadores, que podem explodir.
Por conta desse impacto, a comunidade científica lança o alerta para que reduzam os danos do fenômeno.
Como ocorre o Máximo Solar?
O fenômeno Máximo Solar acontece por meio dos polos magnéticos do Sol, que surgem em uma zona de convecção, com a fervura do plasma em direção à superfície, para depois afundar em direção ao núcleo da estrela.
Ao completar esse ciclo, acontece uma instabilidade na convecção, que inverte os polos e gera uma alta quantidade de massa da coroa.
Esse ciclo resulta em ventos solares que interferem no funcionamento de satélites e de outros meios de comunicação, após entrar em contato com o campo magnético da Terra.
Na superfície do planeta, os habitantes devem se preocupar com os danos materiais. Enquanto os astronautas em missão precisam redobrar os cuidados com a saúde, uma vez que a exposição às partículas solares pode ser fatal.
Apesar disso, o Máximo Solar também traz algum benefício. O fenômeno permite que os pesquisadores tenham uma maior quantidade de material para estudo do Sol, com imagens de manchas, explosões e ejeções de massa coronal.